Mais informações

SANTOS, R.; FERREIRA, E. Graduação em desenho: uma nova perspectiva para um velho problema. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 16., INTERNATIONAL CONFERENCE ON GRAPHICS ENGINEERING FOR ARTS AND DESIGN, 5., 2003, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003. p. 1 - 6.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: 8

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 1

Resumo

Até o presente momento, ao falarmos de Desenho, referimo-nos ora ao perfil do profissional no exercício da docência, ora ao processo de ensino, ora à perspectiva filosófica do desenho enquanto área de conhecimento. No presente momento, cabe, portanto, formular uma síntese de todas essas investidas e apresentar o resultado a que chegamos após abordar cada uma delas. Traduzimos esta síntese numa proposta concreta de curso com características de bacharelado cuja estrutura possa atender, por um lado, às expectativas do mercado de trabalho com um profissional reflexivo e dinâmico capaz de adaptar-se às mudanças operadas com a inserção de novas tecnologias no processo produtivo e por outro lado, permitir a esse profissional formar visão de conjunto do Conhecimento Desenho, capaz de eliminar o pensamento segmentado existente em torno da profissão.

Abstract

Up to the present moment, when speaking about drawing, either we mean the profile of the professional in the teaching exercise, or the teaching process, or the philosopical perspective of drawing as an area of knowledge. It is thus convenient to formulate a synthesis of all those conceptions and to present the results obtained from approaching each one of them. Such synthesis was expressed in terms of a concrete proposal of a course with the characteristics of bachelorship whose structure is, on the one hand, capable of meeting the expectations of the work market by means of a reflexive and dynamic professional, ready to adapt himself to the changes resulying from the adaption of new technologies in the production process; and, on the other hand, capable of eliminating the existing segmenteal thinking regarding the profession.

-