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AMARAL, Juliana Vervloet do; GONÇALVES, Aldo Carlos de Moura. Análise de iluminação de lojas de moda: visando conforto e eficiência. In: NUTAU: SUSTENTABILIDADE, ARQUITETURA, DESENHO URBANO, 4., 2002, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2002. p. 520-529.
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Resumo

Este trabalho examina a iluminação artificial em arquitetura de lojas de vestuário, sapatos e jóias, quantitativamente e qualitativamente, procurando elaborar um novo conceito de loja. O trabalho desenvolve ainda um estudo da relação luz artificial –natural, visando uma melhoria na sensação de conforto dos usuários e propondo recomendações projetuais que conduzam ao novo “conceito de loja” através de soluções eficientes. Conservar energia não significa reduzir o conforto, nem os benefícios que a mesma fornece e sim acabar com os desperdícios induzindo a sociedade a uma realidade mais racional, onde a redução da necessidade de novas centrais de geração de energia possibilite a preservação do meio ambiente e o caminho para o “desenvolvimento sustentável”. A sensação de conforto do ser humano num ambiente está diretamente relacionada com sua percepção do mesmo, por essa razão a iluminação é de grande importância na concepção de uma loja. Observa-se que em ambientes comerciais esta conscientização é de extrema relevância pois 44% do consumo de energia deste setor é destinado a iluminação artificial2. Além do que, este setor conta com uma maior densidade de público, de equipamentos e de lâmpadas gerando uma tendência ao sobreaquecimento dos ambientes. O racionamento de energia, imposto pelo governo federal, foi importante para os comerciantes pois ajudou a criar uma nova cultura de utilização dos recursos naturais. Além disso, possibilitou a utilização de equipamentos eletrônicos eficientes e a busca pelo conhecimento de outras alternativas, como a utilização das cores e a integração da iluminação natural a artificial. O trabalho procura buscar soluções para minimizar o efeito da ausência de luz natural nos usuários, analisando como a integração das iluminações natural e artificial pode influenciar na percepção e qualidade do ambiente, na sensação de conforto dos usuários e sobretudo na otimização do consumo de energia elétrica.

Abstract

This paper examines the artificial lighting systems in the architecture of fashion, shoe, and jewelry stores, in a quantity and quality basis, for the purpose of developing a new concept of store. The paper also elaborates on a study of the artificial - natural light relation, towards the improvement of the user's sense of comfort and the proposal of project suggestions aiming at the new "concept of store" through efficient solutions. Energy-saving does not mean reducing comfort, nor the benefits offered by it, but stopping energy-waste to drive society into a more rational reality, in which reducing the need for new energy generation plants will provide environment preservation and the course towards "sustainable development”. A human being's sense of comfort in a given environment is directly related to his/her perception of it; for that reason, lighting is of great importance in the conception of a store. It is noticeable that in a business environment, such awareness is of extreme relevance for 44% of the energy consuming in that segment is destined to artificial fighting. Furthermore, that segment counts on a greater density of public, equipment, and light bulbs, provoking a tendency to overheat the environment.The energy ration program imposed by the federal government was important for businessmen insofar as is helped to create a new culture of natural resources utilization. Besides, it occasioned the use of efficient electronic equipment and the search for other alternatives, such as the use of the colors and the integration of natural and artificial lighting, This paper attempts to find solutions to minimize the effect of the absence of natural light on the users, analyzing how the integration of natural and artificial lighting can influence the environment perception and quality, the users' sense of comfort, and, above all, the optimization of electric power consumption.
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