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Danilo; FELIX, Victor; TRIBESS, Arlindo. Análise de conforto térmico em cabine de aeronave utilizando manequim térmico e avaliações subjetivas. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 10., 2009, Natal, RN.
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Resumo

Cabines de aeronave apresentam condições de escoamento e de trocas térmicas que tornam bastante difícil prover e avaliar condições de conforto térmico. Para tentar resolver o problema, estudos estão sendo realizados em centros de pesquisa, em colaboração com a indústria aeronáutica. O presente trabalho insere-se neste contexto. Neste trabalho foi realizado estudo de conforto térmico utilizando manequim térmico e avaliação com pessoas em cabine de mock-up. Para a realização dos ensaios foi projetado e construído mockup de seção de cabine com 12 lugares. Foram analisadas condições de conforto térmico para duas condições de cabine, 19 e 24 oC. Nos ensaios com pessoas participaram 11 voluntários. Verificou-se a ocorrência de uma boa aproximação entre as avaliações de conforto térmico feitas por meio de temperaturas equivalentes e os resultados das análises subjetivas realizadas por meio de questionários. Nas avaliações subjetivas ocorreu um pequeno deslocamento dos resultados para o lado direito no diagrama de voto térmico médio (VTM). Finalmente, verificou-se que nas duas condições os resultados de conforto térmico ficaram na faixa de conforto aceitável para cabines de veículos.

Abstract

Aircraft cabins present airflow and thermal conditions that make quite difficult to provide and to evaluate thermal comfort conditions. To try to solve the problem, studies are being accomplished in research centers, in collaboration with the aeronautical industry. The present work is inserted in this context. In this work study of thermal comfort was accomplished using thermal mannequin and evaluation with people in mock-up cabin. For the accomplishment of the tests it was projected and built a mock-up of a cabin section with 12 seats. Conditions of thermal comfort were analyzed for two cabin conditions, 19 and 24 oC. Tests with people were performed with the participation of 11 volunteers. It was verified a good approach between thermal comfort evaluations accomplished by means of the equivalent temperatures and the results of the subjective analyses accomplished by means of questionnaires. In the subjective evaluations occurred a small displacement of the results to the right side in the mean thermal vote (MTV) diagram. Finally, it was verified that in the two cabin conditions the results of thermal sensation were in the band of acceptable comfort for vehicle cabins.
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