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SATO, Neide Matiko Nakata. Análise da porosidade e de propriedades de transporte de massa em concretos. 163pTese (Pós-Graduação em Engenharia Civil) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo,São Paulo, 1998.
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Número de Trabalhos: 5 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
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Resumo

O desempenho do concreto, enquanto barreira para diminuição do transporte de agentes potencialmente causadores de corrosão das armaduras, está relacionado com a sua porosidade. Assim, modificar a porosidade do concreto pode ser uma solução econômica, eficiente e simples para aumentar a durabilidade do concreto armado. Dentro deste contexto, esta tese foi desenvolvida com o objetivo de analisar a influência do volume total de vazios e das dimensões dos poros nas propriedades de transporte de água, de íons cloreto e de CO2 em concretos, sendo abordado em maior profundidade, o transporte de água. Neste aspecto, foi proposto e avaliado um modelo de transporte de água em concretos não saturados visando estabelecer um método para a previsão da quantidade de água absorvida por concretos em função do tempo. Foi também desenvolvido um método de medição da difusividade hidráulica, que é um parâmetro necessário para o modelo proposto. O estudo foi conduzido com concretos com dois níveis de porosidade total tendo, em cada nível, duas distribuições distintas de dimensões de poros. A modificação na porosidade total foi feita alterando-se a relação água/cimento e as dimensões de poros foram modificadas utilizando-se dois tipos de cimento: o Portland comum, disponível comercialmente, e o Portland com adição de escória, preparado em laboratório. Os concretos foram moldados em forma de painéis, os quais foram ensaiados após exposição em estação de envelhecimento natural, durante um período superior a 240 dias. A caracterização da porosidade do concreto foi feita utilizando-se os métodos de porosimetria de mercúrio, imersão em água e observação de imagens de microscopia eletrônica de varredura, no modo de eletrons retroespalhados. Foi avaliada a influência da porosidade total e das dimensões de poros no transporte de massa, analisando-se a penetração de íons cloreto, a profundidade de carbonatação, o teor de umidade de equilíbrio, a difusividade de água, a absortividade de água e a penetração de água sob pressão, em função das dimensões e volume de poros dos concretos. O modelo de transporte de água em meios não saturados foi avaliado, comparando-se os valores de concentração de água medidos, com os valores calculados teoricamente a partir de valores de difusividade hidráulica medidos.
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