Mais informações

Lotufo, Tomaz. Rural studio – um novo ensino para uma outra prática. In: ENCONTRO LATINO AMERICANO DE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS, 5., 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: UFPR, 2013. p. 1 - 13.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

 O presente artigo aborda uma experiência que vem inovando o ensino de arquitetura ao introduzir atividades de construção no aprendizado: o Rural Studio da Universidade de Auburn, no Alabama, EUA. Há 20 anos, o Rural Studio utiliza uma metodologia institucionalizada dentro da grade curricular da Faculdade de Arquitetura, onde o projeto arquitetônico é ensinado com práticas de canteiro de obras em comunidades pobres do Alabama. Ao longo dos anos, produziu-se, nestas comunidades, um extenso repertório arquitetônico de habitações sociais com qualidade, que vem demonstrando bons resultados. Em busca da renovação do ensino de arquitetura no Brasil, com vistas a uma aproximação dos arquitetos às comunidades que vivem em territórios informais – problema crescente nas grandes  idades brasileiras – este artigo faz uma reflexão sobre aspectos da relação entre a produção e a pesquisa de protótipos habitacionais. Busca-se compreender uma experiência acadêmica (ensino), sob o ponto de vista da interlocução entre teoria e prática dentro do curso de Arquitetura. São abordados os três programas desenvolvidos no Rural: 3º. ano, Trabalho Final de Graduação e Extensão, e é feita uma discussão sobre como tais atividades podem contribuir com a experiência brasileira.

Abstract

 This article discusses an experience that has been innovating the ways of teaching architecture by introducing construction activities in the learning process: the Rural Studio at Auburn University, Alabama, USA. For 20 years, the Rural Studio has used a methodology institutionalized within the curriculum of the Architecture School, where the architectural design is taught with practical jobsite in poor communities of Alabama. Over the years, there has been, in these communities, an extensive repertoire of architectural quality social housing, which has shown good results. Seeking renewal of the teaching of architecture in Brazil, aiming at an approximation of architects with communities living in informal areas – a growing problem in large Brazilian cities – this article brings a reflection on aspects of the relationship between production and research of prototypes housing. Therefore, it seeks to understand an academic experience (teaching) from the point of view of the dialogue between theory and practice within the Architecture course. It covers the three programs developed at Rural: 3rd. year, Undergraduate Final Work and Outreach, and a discussion is made of how such activities can contribute to the Brazilian experience.
-