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GRIGOLETTI, Giane. Proposta de método de projeto bioclimático para disciplina de conforto ambiental térmico para cursos de arquitetura. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8., ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 4., 2005, Maceió. Anais… Maceió: ANTAC, 2005. p. 848-853.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 14 (Com arquivo PDF disponíveis: 1)
Citações: 39
Índice h: 3  
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Resumo

A aplicação de conhecimentos de conforto térmico à prática projetual encontra dificuldades em sua concretização devido ao grande número de variáveis a serem contempladas na concepção de projetos arquitetônicos. Por outro lado, as disciplinas de conforto que visam à capacitação técnica dos futuros profissionais não desenvolvem a visão integrada entre esses conhecimentos e a prática projetual. Isto pode resultar na inaptidão de profissionais em considerar princípios bioclimáticos na fase de concepção do projeto, resultando em má qualidade do ambiente térmico das edificações, em expressões arquitetônicas desconectadas do meio ou de baixa eficiência energética. O trabalho propõe um método bioclimático desenvolvido para disciplina de conforto térmico para arquitetura, onde se busca a integração dos conhecimentos técnicos com a prática projetual. O tema é habitação de interesse social e o objetivo é adaptá-la ao meio bioclimático ao qual pertence, resultando em melhor conforto térmico e eficiência energética. A partir da aplicação do método, busca-se uma solução que considere características climáticas locais através da: forma da edificação, orientação, localização e tipologia de aberturas, especificação de fechamentos, etc. Os resultados mostram melhor percepção dos alunos para aspectos ligados ao bom desempenho térmico de edificações, sentindo-se estes mais seguros na aplicação de princípios bioclimáticos ao projeto.

Abstract

The application of knowledge of thermal comfort to the practice of project finds difficulties in its materialization due to the great number of variables correspond to the conception of architectural projects. On the other hand, the comfort disciplines, which aim to the students’ technical training, do not develop the vision integrated between those knowledge and the practice of project. This can result in professionals are not able to apply bioclimatic principles in the phase of conception of the project, resulting in weak quality of the thermal environment of the buildings, in disconnected architectural expressions of the context or of low energy efficiency buildings. This paper proposes a bioclimatic method that was developed for discipline of thermal comfort for students’ architecture, where the integration of the technical knowledge is connected the practice of project. The theme is low cost housing and the objective is to adapt the project to the local climate. Through the application of the method, an architectural project solution is formulated. This solution considers local climatic characteristics through the: forms and orientation of the building, position and typology of openings, specification of façade, etc.. The results show the students developed the perception for aspects linked to the thermal performance of building and they feel safe about the application ofbioclimatic principles to the project.
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