Mais informações

GRIGOLETTI, Giane; Silva, Edson; Valentini, Daiane. Processo participativo na elaboração de planos diretores físico territoriais de instituições de ensino superior - a experiência da UFSM. In: ENCONTRO TECNOLÓGICO DA ENGENHARIA CIVIL E ARQUITETURA DE MARINGÁ, 7., 2009, Maringá. Anais… Maringá, 2009.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 14 (Com arquivo PDF disponíveis: 1)
Citações: 39
Índice h: 3  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 15 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 34
Índice h: 3  
Co-autores: 42

Resumo

O Ministério das Cidades preconiza o planejamento territorial urbano como uma forma de democratizar o espaço garantindo a inclusão social. O principal instrumento para garantir essa inclusão é o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano que deve ser construído a partir da participação de todos os segmentos da comunidade. Este artigo apresenta a experiência de aplicação e adaptação dos princípios preconizados pelo Ministério das Cidades e o Estatuto da Cidade para a elaboração de um Plano Diretor de Desenvolvimento Físico-Territorial do Campus da Universidade Federal de Santa Maria, localizada no interior do Rio Grande do Sul. Devido ao crescimento significativo pelo qual tem passado a universidade, há necessidade de um plano diretor que permita seu desenvolvimento planejado. O objetivo do artigo é apresentar o processo de elaboração de diretrizes para o desenvolvimento físico-territorial da universidade a partir da ampla participação da comunidade universitária (corpo docente, corpo discente e técnico-administrativo). Os resultados corroboram a importância da participação da comunidade em todas as etapas de elaboração de planos diretores e também explicita as dificuldades inerentes ao processo participativo e como contorná-las.
-