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MUTTI, CRISTINE DO NASCIMENTO; BRIDI, Paulo Eduardo Howe; MIRANDA, Alice Mazon. Construção internacional: Brasil, Inglaterra, Portugal e mercados em crescimento. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 16., 2016, São Paulo. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2016.
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Resumo

O setor da construção representa parte importante da economia mundial, tornando contratos internacionais um grande negócio. Nesse sentido, entidades, indústria e grupos de pesquisa tem discutido amplamente o tema. Este artigo é resultado de um conjunto de estudos de caso múltiplos sobre a operação internacional de empresas da construção civil. Foram pesquisadas 14 construtoras brasileiras, 6 portuguesas e uma inglesa, bem como entidades do setor. Os resultados das empresas estrangeiras com operação internacional foram comparados com os das empresas internacionais brasileiras, visando compreender as diferenças na internacionalização de empresas de países em níveis de desenvolvimento distintos. Verificou-se que a empresa inglesa investe nos continentes europeu e asiático enquanto as portuguesas estão voltadas aos mercados africano, europeu e brasileiro. As empresas brasileiras têm foco nos países da América Latina, África e Ásia. Experiência, reputação e tradição aparecem como vantagens competitivas para as empresas dos três países. As dificuldades encontradas pelas empresas Europeias também foram identificadas nas brasileiras. Pode-se averiguar que o mercado da construção civil está em crescimento na maioria dos países em desenvolvimento. Perspectivas apontam para a expansão dos projetos nos continentes Asiático e Africano. O mercado futuro envolverá empresas da China, América do Sul, Sudeste da Ásia e África. Palavras-chave: Construção internacional. Vantagens competitivas. Padrões de operação. Mercado.

Abstract

The construction sector represents an important share of the world economy. This makes international contracts a great business. In this sense, construction related entities, industry and research groups have been discussing the subject widely. This paper is a result of a series of multiple case studies conducted on the international operation of contractors. Fourteen Brazilian, six Portuguese and one English construction companies were studied, together with construction related entities. Data from foreign companies operating internationally were compared with those obtained from internationally operating Brazilian companies with the aim of understanding the differences on the internationalization processes of contractors from countries in different levels of development. It could be verified that the English company invests in Europe and Asia, while the Portuguese companies are oriented towards the African, European and Brazilian Markets. Brazilian contractors focus on Latin America, Africa and Asia. Experience, reputation and tradition appear as competitive advantages to the companies of all three countries. Difficulties found by European companies were analogous to those found by Brazilian ones. It could be noticed that the construction Market is growing in most developing countries, indicating an increase in projects in Asia and Africa. Keywords: International construction. Competitive advantages. Patterns of operation. Market. 
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