Mais informações

AZEVEDO, Jovane Medina. Identificação das necessidades de formação profissional do corretor de imóveis a partir da percepção dos agentes do mercado imobiliário de Florianópolis. Orientação de Luiz Fernando Mahlmann Heineck.91p. Dissertação (Pós-graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina,Florianópolis,1997.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Com arquivo PDF disponíveis: 1)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

O trabalho estuda o perfil do corretor de imóveis como principal agente de distribuição dos imóveis numa visão logística da Indústria da Construção Civil. Conceitos de marketing, planejamento, projeto e suprimentos são analisados dentro desta visão. Revisa-se a legislação pertinente e aspectos conceituais do treinamento profissional para área, a partir da identificação das variáveis comportamentais (conhecimentos, habilidades e valores) mais importantes, segundo a visão dos 38 clientes, 81 corretores de imóveis e 10 empresários da Construção Civil, que foram entrevistados no 5o Salão do Imóvel realizado em Florianópolis no período de 18 a 27 de julho de 1997. Propõe-se a itemização de um programa de treinamento, preconizados através de módulos e apresentados em forma de fichas contendo título, objetivo, tópicos, métodos, estratégias e técnicas utilizadas.

Abstract

This research work analyses building realtors, as major actors in the construction sector. Logistic concepts are brought into the discussion, in order to provide an adequate setting for the analyses, going through concepts like marketing, planning, design, supply and finance in the building sector. Legislation in connection with the realtor profession is reviewed, along with training concepts more in line with this kind of professional activity. Though interviews with 81 realtors, 38 building clients and 10 building developers, behavioural concepts like knowledge, habilities and values are ranked, trying to find the more important ones to give start to a training program. Training program contents are illustrated though courses syllabuses.
-