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INO, Akemi; FIORITI, César Fabiano; AKASAKI, Jorge Luís. Avaliação de blocos de concreto para pavimentação intertravada com adição de resíduos de borracha provenientes da recauchutagem de pneus. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 7, n. 4, 12 , out./dez. 2007.
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Resumo

A utilização de resíduos tem se mostrado como uma boa alternativa na edução do impacto causado pelo consumo desordenado de matéria-rima e pela redução das áreas de disposição, considerando o crescente olume de resíduos descartados a cada ano em todo mundo. Nesse serem os resíduos de pneus provenientes da recauchutagem. Este artigo tem como objetivo discutir algumas propriedades dos blocos de concreto para pavimentação intertravada, com substituição parcial dos agregados por resíduos de borracha do processo de recauchutagem de pneus. Os níveis de incorporação dos resíduos de borracha estudados foram de 8%, 10% e 12%, em volume. As propriedades avaliadas foram resistência à compressão, absorção de água e resistência ao impacto. Os resultados mostraram que ocorre queda na resistência à compressão. Na absorção de água, não podemos afirmar que essa propriedade é afetada de maneira negativa. Os blocos demonstraram grande capacidade de absorção de energia (tenacidade). Dessa forma, os resultados indicaram viabilidade na utilização dos blocos com resíduos de borracha em pavimentação intertravada com solicitações leves.

Abstract

The use of residues seems to be a suitable alternative to reduce the impact of the consumption of natural resources as well as of the reduction of disposal sites, considering the growing volume of discarded waste worldwide. This is the case of the rubber residues generated from the retreading of tires. The objective of this article is to discuss some properties of concrete blocks for interspersed pavement made with partial replacement of the aggregates for tire residues. The levels of incorporation of rubber residues were 8%, 10%, and 12% in volume. The properties investigated were compressive strength, water absorption, and impact resistance. The results have shown a decrease in the compressive strength. Regarding water absorption, it was not possible to conclude that this property is negatively affected. Finally, the blocks had a high capacity for energy absorption (tenacity). Therefore, the results indicate the feasibility of using tire residues for producing concrete interspersed blocks for pavings with light load demands.
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