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Nogueira, F.; Amorim, S.; Cintra, M. Gestão do processo de projeto: contribuições para a pequena empresa de projeto. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 11., 2006, Florianópolis. Anais...  Florianópolis: ANTAC, 2006. p. 1691 - 1700.
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Resumo

A busca da melhoria dos índices de produtividade no setor da construção civil tem levado as empresas a uma preocupação maior com a etapa de projeto. Este fato torna-se mais relevante devido ao aumento da complexidade tecnológica e do número de especialidades envolvidas no setor em questão. Alguns trabalhos vêm estudando a gestão do processo de projeto levando em consideração toda a cadeia produtiva da construção civil. Entretanto, a maioria destes trabalhos está voltada para a empresa de projeto enquanto demanda da empresa construtora/incorporadora. Paradoxalmente, verifica-se que este não é o maior mercado de projeto. Assim enfocar empresas de projeto cujo maior mercado é diferente pode levar a conclusões mais abrangentes. Este artigo discute a necessidade de realização de estudos voltados a um outro segmento, o de projeto de interiores, que representa uma parcela significativa do mercado de construção. Parte de uma revisão bibliográfica sobre os métodos de gestão do processo de projeto, analisa o segmento de mercado para os quais os esforços de pesquisa têm sido direcionados e discute a necessidade de realização de pesquisas junto ao mercado de interiores. Apresenta ainda uma série de diretrizes, extraídas dos modelos de processos analisados, que poderão vir a serem adotadas pelas empresas de projeto que atendem a este segmento de mercado.

Abstract

The seek for improvement on the productivity indexes in the construction sector has influenced companies to be more concerned with the design stage. This is more relevant due the growth of the technological complexity and the number of specialists involved in this sector. Some research has been focusing on the design process management tacking in account the hole construction productive chain. However most of these researches are focused on design companies while demanded by construction companies. Paradoxically, check that this is not the bigger design market. Thus to be focused on the design companies whose bigger market is different can carry to conclusions more reachable. This paper discusses about the necessity to study an other segment - interior design - that represents a significant part of the construction market. Based on a bibliographic revision about the methods of process design management, analyses the market segment that research has been aiming on and discusses the necessity of new research on the interiors market. It also presents a series of directives extracted from the models of processes analyzed that could be put in practice by design companies who attends this market segment.
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