Mais informações

PENHA, G.; OLIVEIRA, G.; VIEIRA, J. Geometria espacial no cotidiano : uma experiência construtiva. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 16., INTERNATIONAL CONFERENCE ON GRAPHICS ENGINEERING FOR ARTS AND DESIGN, 5., 2003, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003. p. 1 - 7.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: Nenhum trabalho cadastrado(Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 1

Resumo

O presente artigo trata da apresentação de uma experiência que envolveu alunos do segundo ano do ensino médio do Colégio Coração de Jesus, em Florianópolis – SC, que abordou o tema “Geometria Espacial no Cotidiano”. Este trabalho foi ministrado com o principal objetivo de estabelecer uma ligação entre teoria e prática, baseada nos fundamentos geométricos. A meta era conduzir os alunos a construirem uma maquete, por equipe, envolvendo a confecção de sólidos geométricos correlacionando-os com o seu cotidiano. Desta forma, eles associaram os conceitos pré trabalhados em sala, com situações do dia-a-dia, materializando tridimensionalmente suas idéias, através de planificações e montagens de sólidos. Os trabalhos foram desenvolvidos como atividades extra-classe, sendo seus resultados apresentados em sala para fim de socializarem com a turma as experiências vividas; isso quanto a confecção (técnicas aplicadas) assim como a relação estipulada com o conteúdo abordado. Posteriormente foi organizada uma Mostra, no Colégio, para expor as maquetes a todos os alunos e demais pessoas que por ali circulavam, onde os alunos prestavam maiores esclarecimentos sobre suas autorias para o público interessado. Ao final dessa experiência, comprovou-se que o aprendizado fluiu naturalmente; que através da confecção dos sólidos ou da materialização do conteúdo, instigou-se a criatividade e dedicação dos alunos tornando assim o assunto mais claro e agradável; pôde-se verificar também que a interação com o público, o fato deles terem que explicar seu trabalho ao público, fez com que eles evoluíssem em termos de comunicabilidade e segurança no que constróem.

Abstract

We present an experience with second year high school students of Coração de Jesus College, Florianópolis – SC, studying the application of special geometry in daily routine. The purpose of this student was to show a link between theory and practice based on geometrical fundaments. Each group, developed scale models with geometrical objects. These models were constructed by using some theoretical concepts mentioned in class and the application in their lives. This activity was done in home and the final project was presented in class with the objective of sharing with classmates their difficulties, experience and correlation with daily life. After that, all projects of each class were showed for the whole College and other people that were interested in the event. The authors stayed beside the project to explain and solve doubts of the public. After this experience, we concluded that: with this way of teaching we can test the creativity and dedication of students; help the development of their capability of communication with public contact. This is a good way of teach, and theory seems for easy and pleasant for students.

-