Mais informações

VALENÇA, K. et al. Geometria interpretada: telhados e dobraduras de papel. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 16., INTERNATIONAL CONFERENCE ON GRAPHICS ENGINEERING FOR ARTS AND DESIGN, 5., 2003, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003. p. 1 - 10.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

IOLANDA ANDRADE DE CAMPOS
Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: Nenhum trabalho cadastrado(Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 1

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: Nenhum trabalho cadastrado(Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

O ensino da Geometria vem, ao longo dos anos, sendo tratado como tarefa secundária em todos os níveis de ensino. Inúmeras pesquisas realizadas na área vêm apontando para problemas que perpassam, inclusive, pela indefinição do seu campo para aplicação nas mais diferentes áreas do conhecimento humano (CORREIA, 2002). Percebe-se que os profissionais das diversas áreas de conhecimento que se utilizam o Desenho, apropriam-se dos seus conteúdos sob um enfoque meramente utilitarista e que cursos com acentuada ênfase nas aplicações práticas têm levado a uma visão segmentada e reducionista da matéria. Mesmo nos cursos de nível superior observa-se que, geralmente, as disciplinas transformam-se em cursos técnicos com pouca ou nenhuma fundamentação e sem a qual, não será possível conceber projetos usando uma morfologia desconhecida para o profissional (VILLAROUCO, 1998). A presente proposta integra o projeto Reconstruindo a Geometria Euclidiana através de telhados e dobraduras de papel, onde consideramos a imprescindibilidade da consciência de que a Geometria encontra-se implícita nas formas do ambiente que nos cerca, a exemplo das edificações que nos serve de abrigo. Assim, como disciplina que exige alto grau de abstração para a compreensão da sua estrutura formal, a partir dos Axiomas, Postulados e Teoremas que a constitui, buscamos o caminho inverso; ou seja, partir de situações concretas, aplicadas a situações da vida cotidiana do estudante. Deste modo, utilizamos os elementos presentes nas formas dos telhados, empregando para tal as dobraduras de papel como recurso didático, de modo a relaciona-los aos elementos e conceitos fundamentais da Geometria com vistas à construção de uma seqüência geométrica interpretada e, ao mesmo tempo exploratória, tendo como limite a geometria pura.

Abstract

The teaching of the Geometry comes, along the years, being treated as secondary task in all teaching levels. Countless researches accomplished in the area are pointing for problems that include, mainly, the uncertainty of its application field in the most different human knowledge areas (CORREIA, 2002). We discern that the professionals of the several areas that use the Drawing, merely appropriate its contents under a practical focus and that courses with accentuated emphasis in the practical applications have been taking to a segmented vision of the matter. Even in the courses of superior level it is observed that, generally, the disciplines become technical courses with little formal basis. This way, we ponder that is impossible a professional to conceive projects using an unknown morphology (VILLAROUCO, 1998). This proposal integrates the project “Reconstruindo a Geometria Euclidiana através de telhados e dobraduras de papel”. In this research, we discuss the importance of the Geometry to understand that it is implicit in the environmental forms that surrounds us, as the constructions that serves us as shelter. As a discipline that demands high abstraction degree for the understanding of its formal structure, starting from the Axioms, Postulates and Theorems, we are searching for the inverse route: to think in concrete situations applied to the student's daily life. This way, we are using the present elements in the forms of the roofs, and the origami as didactic resource, to establish relationship with the elements and fundamental concepts of the Geometry. This way, we intend the construction of an interpreted geometric sequence and, at the same time exploratory, having the limit in the abstract geometry.

-