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Alves, Rodrigo; Costa, Maurício; Campos, Roberto. Geometria descritiva aplicada a objeto. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 16., INTERNATIONAL CONFERENCE ON GRAPHICS ENGINEERING FOR ARTS AND DESIGN, 5., 2003, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003. p. 1 - 8.
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Citações: 5
Índice h: 2  
Co-autores: 9

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Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 1

Resumo

Um dos mais sérios problemas hoje em nossas escolas é encontrar alunos que entendam o porque do uso/ensino da geometria descritiva: “todas aquelas linhas emaranhadas que depois do segundo período nunca mais veremos” - assim se manifestam durante anos de cada curso. Pensando nisso, desenvolvemos nas disciplinas e cursos, onde ministramos a geometria descritiva (Arquitetura, Design, Engenharia Civil, Curso preparatório para o teste de aptidão de Arquitetura e Design), um método de ensino aplicado a objetos de uso cotidiano, trazendo problemas práticos e criativos que exemplificam o uso da geometria descritiva no âmbito do dia-a- dia. Ensinamos toda teoria e conceitos aplicados em sõlidos geométricos compostos que se assemelham a objetos como sofá, garrafa, tijolo, edificações e outros. Propomos trabalhos aplicados a esses objetos, nos quais usamos criatividade e colhemos bons resultados, a motivação parece-nos amplianda. Chegamos, assim, ao objetivo principal: aguçar a percepção e a visualização espacial propósito da própria geometria descritiva, por nós denominada GD.

Abstract

One of the most serious problems encountered in our colleges today is to identify students that understand the reason for learning descriptive geometry (DG). Each year students comment during their courses that they will never see these “meaningless lines again after the second year”. In response to this, a teaching method was developed for use during the courses in which DG is taught (Architecture, Design, Civil Engineering). This method is applied to objects which students use on a day to day basis and, therefore, brings practical and creative problems to solve by applying DG. The theory and concepts of composite geometric solids are applied to objects such as a sofa, bottles, bricks or a house. Observations show the students have more interest to learn the DG and improve their spatial awareness when and creative exercises are applied to these objects.

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