Mais informações

Barison, Maria; Mendonça, José. Relato de uma experiência com o uso do sistema CAD no ensino de desenho geométrico e geometria para alunos de matemática. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 16., INTERNATIONAL CONFERENCE ON GRAPHICS ENGINEERING FOR ARTS AND DESIGN, 5., 2003, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003. p. 1 - 9.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 4
Índice h: 2  
Co-autores: 5

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 1

Resumo

A proposta deste artigo é relatar os resultados de uma experiência desenvolvida com alunos do curso Matemática que cursam a disciplina Desenho Geométrico e Geometria Descritiva na Universidade Estadual de Londrina - UEL. Trata-se de uma metodologia de ensino desenvolvida para introduzir o uso de recursos computacionais no ensino dessa disciplina para o curso de Matemática. Até então, as aulas eram dadas apenas em sala de aula e de forma tradicional. Com o uso dos recursos de informática, as aulas foram divididas em teóricas e práticas. Nas aulas teóricas o aluno continua a aprender desenho usando instrumentos tradicionais como régua e compasso, porém, nas aulas práticas os alunos refazem os mesmos exercícios feitos nas aulas teóricas usando softwares gráficos que simulam a régua e o compasso na tela do computador. Introduzimos também o uso de um tutorial desenvolvido com a finalidade de oferecer suporte às dúvidas decorrentes da resolução dos exercícios no computador. Este tutorial pode ser acessado durante as aulas e também fora de sala de aula através dos sites http://www.mat.uel.br/dg e http://www.mat.uel.br/geometrica. Ao final do curso os alunos avaliaram a disciplina respondendo a um questionário. De acordo com os depoimentos dos alunos, os resultados dessa experiência foram positivos, principalmente por poderem modelar e visualizar em 3D os sólidos geométricos. Entretanto, eles apontaram algumas falhas como a dificuldade de aprender a manipular o software AutoCAD e também por terem pouca fundamentação em Geometria. Acreditamos ser importante melhorar os recursos utilizados nas aulas práticas, como por exemplo o tutorial. Pretendemos também analisar relatos de alunos de matemática nessa mesma disciplina mas que usam outro tipo de software e propor aos professores da disciplina Desenho Geométrico para o curso de Matemática que usem essa mesma metodologia porém utilizando um software de geometria dinâmica como o CABRI por exemplo, mas não dispensar o uso de softwares de CAD no ensino da Geometria Descritiva pois facilitam a visualização tridimensional dos sólidos geométricos.

Abstract

The proposal of this article is to explain the results of an experience developed with students of the Mathematical course who attend a discipline called Geometric Drawing and Descriptive Geometry in the Universidade Estadual de Londrina - UEL. Its about a developed methodology of education to introduce the use of computational features in the education of this discipline for the Mathematic’s Course. Until then, the lessons were given only in traditional form in the classroom. With the use of the computer features, the lessons had been divided in practical and theoretical. In the theoretical lessons the students continues to learn drawing using traditional instruments as ruler and compass, however, in the practical lessons the pupils remake the same exercises made in the theoretical lessons using softwares that simulate the ruler and the compass in the screen of the computer. We also introduce the use of a tutorial developed to work as a support to the doubts in solving the exercises in the computer. This tutorial can be accessed during the lessons through the site http://www.mat.uel.br/dg and http://www.mat.uel.br/gometrica. At the end of the course the pupils evaluated the discipline through the answering of a questionnaire. According with the students, the results of this experience had been positive, mainly because they are able to shape and visualize in 3D the geometric solids. However, they had pointed some difficulties in learning to manipulate AutoCAD software and for having low knowledge in Geometry. We believe it is important to improve the features used in the practical lessons, for example the geometric solid’s tutorial

-