Mais informações

VILLAROUCO, Vilma; DOS SANTOS, Neri. Morar melhor: entendendo os anseios das classes menos favorecidas. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 9., 2002, Foz do Iguaçu. Anais... Foz Do IguaÇu, 2002. p. 859 - 868.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 7
Índice h: 2  
Co-autores: 11

Resumo

A experiência descrita neste trabalho, demonstra a percepção e o desejo de pessoas com baixo nível de renda, em relação a suposta possibilidade de construção de uma casa. Os resultados, foram obtidos através de um modelo de avaliação projetual, que busca desvendar a casa desejada, a fim de permitir uma melhor adequação do projeto. Tal modelo, configurado como tema de tese, adota como base conceitual, alguns elementos da psicologia cognitiva, já usados pela psicologia ambiental e pelos grupos de apoio à decisão. Nesse sentido, os mapas mentais, usados mais freqüentemente nos estudos urbanos, apresentam aqui grande utilidade, uma vez que tenta representar graficamente a imagem que o indivíduo tem do espaço que deseja ocupar. Este recurso, embora de grande valia, tem sido discutido ao longo dos anos, visto que perde muito da sua significância, pela pouca habilidade de expressão gráfica dos usuários. Buscando preencher essa lacuna, o que se sugere neste modelo é a idéia de complementação, ou esclarecimento das informações obtidas a partir dos mapas mentais, com o uso da ferramenta de mapas cognitivos. Ferramenta largamente adotada atualmente pelos profissionais de suporte à decisão, visa captar os conceitos que o indivíduo detém acerca de uma dada situação ou vivência. Do confronto entre os dados obtidos, torna-se possível a elaboração de um check list, a partir da representação mental que o cliente detém em relação ao tipo de espaço que está sendo abordado. Após a obtenção desses dados, procede-se a avaliação do projeto, à luz do desejo do cliente, expressos no check list. Essa etapa, realizada em conjunto com o usuário, utiliza-se de recursos de simulação do projeto, como realidade virtual ou maquete, a fim de permitir ao cliente um melhor entendimento do projeto proposto.
-