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FEDRIZZI, Beatriz. Reações à modificação dos pátios escolares. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 7., 1998, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ANTAC, 1998. p. 613-619.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 12 (Com arquivo PDF disponíveis: 7)
Citações: 2
Índice h: 1  
Co-autores: 1

Resumo

O objetivo deste estudo de psicologia ambiental é identificar as reações da comunidade escolar perante a melhoria dos pátios de suas escolas. Um estudo de caso foi conduzido, envolvendo dez pátios escolares da cidade de Porto Alegre - RS. Foram realizadas entrevistas com os Diretores, Professores e Alunos. Os registros das impressões da comunidade escolar sobre o pátio foram agrupados estatisticamente, utilizando-se análise de agrupamento. Resultados indicam que existe um grande interesse em mudar os pátios escolares e são sugeridas estratégias para fazê-lo. Foi possível observar que a comunidade escolar reage de formas distintas em relação à melhoria dos pátios. A pesquisa identificou também que o pátio escolar é considerado um espaço dos alunos e este espaço deve suprir as necessidades das crianças. Espera-se uma melhoria na qualidade de vida a partir da modificação deste espaço, onde a vegetação deve estar presente. O aprendizado é melhor quando feito no espaço aberto. A vegetação influencia positivamente o comportamento humano e os outros aspectos mencionados também. Os comentários dos entrevistados refletem a condição das crianças que freqüentam a Escola Pública no Brasil. O pátio escolar é visto como um recurso que pode transformar-se em um paraíso.
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