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FEDRIZZI, Beatriz. A organização espacial em pátios escolares grandes e pequenos. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL PSICOLOGIA E PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 2000, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFRN, 2000. p. 438 - 445.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 12 (Com arquivo PDF disponíveis: 7)
Citações: 2
Índice h: 1  
Co-autores: 1

Resumo

Este trabalho busca apresentar diretrizes e subsídios que norteiem a organização do espaço no momento de planejar-se pátios escolares com áreas pequenas ou grandes. A partir de uma pesquisa desenvolvida junto a dez pátios de Escolas Públicas de Porto Alegre, tendo como objetivo estudar possibilidades de melhoria das condições oferecidas pelos mesmos às crianças, selecionou-se dois pátios (um pequeno e um grande), como estudos de caso. Nestes dois pátios, foi sugerido um replanejamento, seguindo uma lista de necessidades, que surgiu da própria pesquisa. Nesta lista, estão incluídas necessidades relevantes que a comunidade escolar entende que o pátio deva oferecer como condição para melhorar a qualidade de vida a partir de modificações no pátio escolar. Nos pátios pequenos, formas mais geométricas devem ser utilizadas para ganhar mais espaço e buscar-se soluções para diminuir a desconfortável correria dos alunos. Nos pátios escolares grandes, o "design" normalmente é menos complexo e deve-se evitar espaços muito grandes e vazios, pois estes proporcionam barulho, confusão e acabam sendo mal utilizados. Em ambos os tamanhos dos pátios, é importante considerar a subdivisão das áreas em espaços menores, oferecendo assim múltiplo uso e permitindo o desenvolvimento de um maior número de atividades.

Abstract

This article is about the organization of space when planning a large or small schoolyard. From previously research where ten schoolyards were studied intending to identify a way to improve the quality of life of the schoolyard community two schoolyards were selected. One large and another small one are used as a case studies. The design implications discussed follow a list of needs, based on previous research from the author. This list is adapted to the size of the schoolyard and applies to obtain a better quality of life for the school community. In small schoolyards winning space is achieved by using more geometric forms, and trying to find solutions to diminish or slow down the uncomfortable running around by the pupils. In large schoolyards where the design is not usually so complex it is important to avoid big empty spaces which lead to noise, confusion, and underuse. In both sizes of schoolyards, consider dividing the areas into smaller spaces and offer multiple use to permit more active variation.
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