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Ornstein, S.; Resende, A.; Mautner, Y. Projeto como reflexo da experiência de uso: o caso de um centro de controle operacional. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 13., 2010, Canela. Anais...  Canela: ANTAC, 2010. p. 1-10.
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Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 2
Índice h: 1  
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Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de pesquisa de doutorado em andamento na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, desenvolvida em uma sala de controle de um sistema de transporte de passageiros, via metrô. O objetivo do estudo é demonstrar que, para projetar é importante recuperar a experiência de uso e reconhecê-la como parte fundamental no desempenho dos artefatos de trabalho. Na construção da experiência de uso a cada dia estratégias são criadas pelos usuários na superação das deficiências dos projetos. Com efeito, conhecer os subsistemas de um artefato, é crucial, pois é neles que o projetista enfrenta as variáveis a trabalhar, subsistemas os quais, ele manipula simultânea e isoladamente. O fato é que, diante das dificuldades, fragmentamos o problema e usamos conceitos para ajudar a determinar os requisitos que trabalharemos isoladamente. Esta independência conceitual entre variáveis, promovida pelo processo de projeto, leva a desajustes. A experiência de usuários e projetistas em torno deste artefato aparece como alternativa para informar o projeto e fazer emergir suas necessidades, reduzindo estes desajustes. Para tal, metodologias como a Análise Ergonômica do Trabalho e a Avaliação Pós Ocupação oferecem possibilidades na recuperação da experiência, requalificando o processo de projeto.
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