Mais informações

Azevedo, Bethânia et al. Avaliação pós-ocupação de ambientes para educação infantil: o caso da creche Carmem Miranda no Rio de Janeiro. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 12., 2008, Fortaleza, CE.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: Nenhum trabalho cadastrado(Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Proposta: Este trabalho fez parte da disciplina Avaliação de Desempenho do Ambiente Construído do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da FAU/UFRJ e seu propósito foi apresentar os resultados referentes a uma Avaliação Pós-Ocupação, realizada em Agosto de 2007 por um grupo de alunos, na Creche Municipal Carmem Miranda, localizada na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro. Os objetivos da pesquisa foram verificar a aplicabilidade dos instrumentos de avaliação selecionados, identificar os aspectos positivos, as deficiências e os conflitos existentes no ambiente em questão e apresentar recomendações a curto, médio e longo prazo. Método de pesquisa/Abordagens: A metodologia adotada contou com o suporte de alguns instrumentos importantes, tais como análise walkthrough, poema dos desejos, entrevistas estruturadas e mapa cognitivo, além de registros fotográficos de todo o conjunto edificado. Resultados: Os resultados evidenciaram, a partir do cruzamento de dados obtidos nas observações do grupo de estudo e na análise da satisfação dos usuários, a necessidade de se repensar o projeto arquitetônico e buscar meios para melhorar a qualidade do espaço para seus usuários. Contribuições/Originalidade: Realizar a APO desta creche contribuiu para a criação de diretrizes e parâmetros para futuras intervenções, visando transformar este ambiente escolar num local mais adequado à formação de uma nova geração de cidadãos.

Abstract

Propose: This study was part of the Evaluation of the Built Environment Performance discipline of the Program of Masters Degree in Architecture of FAU/UFRJ. Its purpose was to present the results of a Post Occupancy Evaluation (POE), carried out in August of 2007 by a group of students, in the Municipal Child Care Carmem Miranda, located at Barra da Tijuca in the city of Rio de Janeiro. The research objectives were to verify the applicability of the evaluation instruments selected, to identify the positive aspects, the deficiencies and the conflicts in the environment and to present recommendations the short, medium and long term. Methods: The adopted methodology counted with the support of some important instruments, such as walkthrough analysis, wish poem, structured interviews and cognitive map, besides photographic registrations of the whole building. Findings: The results evidenced, from the data crossing obtained at the observations of the group study and also based at the analysis of the users' satisfaction, the need to rethink the architectural project and to find ways on how to improve the quality of users’ space. Originality/value: Accomplishing the POE of this child care contributed to the creation of guidelines and parameters for future interventions, aiming at changing this school environment into a more appropriate place to develop a new generation of citizens.
-