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Kowaltowski, D.; Alvares, S. Programando a arquitetura escolar do futuro. In: ENCONTRO LATINO AMERICANO DE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS, 5., 2013, Curitiba. Anais...  Curitiba: UFPR, 2013. p. 1-10.
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Resumo

A pesquisa relatada nesse artigo tem como objeto de estudo o edifício escolar, com a intenção de aprimorar o processo de projeto de ambientes de aprendizagem para que resultem em espaços de qualidade. Para cumprir tal tarefa, essa pesquisa tem como objetivo geral identificar e organizar requisitos de projeto que norteiem a construção de espaços de aprendizagem, relacionando comportamento humano e ambiente construído, bem como, teorias pedagógicas. Para tanto, está sendo realizada uma pesquisa bibliográfica sobre diferentes teorias pedagógicas e pesquisas que relacionam o ambiente construído ao comportamento humano, com a intenção de levantar informações que relacionem o ambiente de aprendizagem aos temas pesquisados. Em seguida, com a estrutura conceitual Problem Seeking, instrumento dessa pesquisa, as informações serão filtradas para a identificação dos requisitos de projeto. Com estes, será montado um banco de dados, no programa ACCESS da Microsoft, para dar apoio ao processo de projeto de edifícios escolares, enriquecendo o programa arquitetônico. Esse sistema será testado, a fim de se realizar ajustes no mesmo, com a aplicação de um questionário em profissionais da área da Pedagogia e de Projeto Arquitetônico. Com o resultado dessa pesquisa, espera-se contribuir positivamente para o processo de projeto de ambientes de aprendizagem, norteando a concepção de ambientes escolares, para que resultem em espaços de ensino de qualidade.

Abstract

This paper reported the research that the object is the study the school building. The intention is improving the design process of learning environment and that the result will be spaces with quality. To fulfill such task, the main goal of the study is to identify and to organize design requirements that guide the design of quality learning environments. A detailed bibliographical reference search will be undertaken on different pedagogical theories and studies on the relationship between building environment and human behavior. This data will then be structured according to the architectural program method Problem Seeking. Once structured according to the concepts of Problem Seeking this information will be introduced into Microsoft ACCESS, for easy during a typical design process, where information should be available in the form that designers use during their creative process, specially during the programming and first solution search phases. The ACCESS system will be tested, for possible adjustments, with design professionals working and educators of different Pedagogy. A questionnaire will be used for test to measure the quality of information in the database, the ease of use during a design process. The final premise of this that information on pedagogical theories and environmental psychology, related to school buildings, is very much dispersed and that professionals engaged in school design need structured information and access to references to conduct a productive design process and with this enable the creation of better educational environments
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