Mais informações

RUSCHEL, R. C.; FABRICIO, M. Tecnologia da informação e comunicação na construção civil: uma experiência de ensino. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 12., 2008, Fortaleza. Anais... Fortaleza: ANTAC, 2008.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 7 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 14
Índice h: 3  
Co-autores: 44

Resumo

Muito se discute em eventos da ANTAC, no Grupo de Gestão e Economia da Construção, sobre como incluir na formação do engenheiro civil e arquiteto o tema Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Neste contexto em 2007 o Programa de Pós-graduação (PPG) em Engenharia Civil da FECUNICAMP e Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismos da EESC-USP ofereceram conjuntamente a disciplina de Tecnologia da Informação e Comunicação na Construção Civil & Gestão de Projeto. A disciplina foi desenvolvida como uma pesquisa-ação, sendo ministrada de forma simultânea nos dois programas por meio de ferramental de ensino a distância. Os tópicos de TIC abordados foram: controle pró-ativo de projeto e obra, ferramentas de gestão de projeto, ambientes colaborativos e Building Information Modeling (BIM). Foram realizadas cinco videoconferências com pesquisadores brasileiros especialistas em cada um dos temas abordados. As videoconferências sempre interligavam três pontos: UNICAMP, EESC-USP e a cidade do palestrante. A experiência demonstrou ser viável a aproximação entre PPGs pelo ensino a distância e aponta limites das tecnologias de comunicação síncronas utilizadas. O modelo utilizado de inclusão de uma disciplina específica para introdução ao tema também comprovou ser apropriado para o contexto de pós-graduação e estimulou o desenvolvimento de pesquisas de mestrado no tema pelos alunos envolvidos. Palavras-chave: tecnologia da informação e comunicação, construção civil, ensino a distância.

Abstract

Much is discussed at scientific meetings of ANTAC, by the Work Group of Management and Economy in Building Construction, about the inclusion of Information Technology and Communication in the formation of civil engineers and architects. Therefore, the Graduate Program of Civil Engineering of FEC-UNICAMP and the Graduate Program of Architecture of EESC-USP offered together a course of Information Technology and Communication in Building Construction & Project Management. The course was developed as an action research and was offered simultaneously by both programs using distance education resources. The topics of TIC developed during the course were: active control of project and construction; management tools, collaborative environments and Building Information Modeling (BIM). Five videoconferences were realized with Brazilian specialist in these selected topics. The videoconferences always connected three points: UNICAMP, EESC-SP and the site of the specialist. This experience demonstrated be viable for the relation strengthening of graduate programs, however points out limits in the synchronous communication technology used. The inclusion of an introductory course in TIC proved to be appropriate for the motivation of research choices by the involved students. Keywords: information technology and communication, building construction, distance education. 1
-