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Didoné, Evelise; Bittencourt, Leonardo. Avaliação do desempenho de diferentes configurações de protetores solares na iluminação natural de salas de aula. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 11., 2006, Florianópolis. Anais...  Florianópolis: ANTAC, 2006. p. 1 - 10.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 14 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 40
Índice h: 5  
Co-autores: 45

Resumo

Proposta: Na sociedade moderna as pessoas passam a maior parte do tempo em ambientes iluminados parcialmente por janelas, mas predominantemente iluminados artificialmente. Ao arquiteto cabe a concepção de projetos que possibilitem a execução de edifícios mais eficientes, logrando o conforto dos usuários e o uso racional de energia. Em Maceió, o potencial da iluminação natural em salas de aula não vem sendo explorado de modo satisfatório, proporcionando ambientes com níveis de iluminância inferiores aos limites recomendados pelas normas brasileiras e induzindo ao uso da iluminação artificial como recurso complementar. Este artigo tem como objetivo analisar o desempenho luminoso de salas de aula dotadas de protetores solares, avaliando-se o impacto desses dispositivos nos níveis de iluminação natural dos ambientes internos. Método de pesquisa/Abordagens: A metodologia é baseada na comparação do desempenho da iluminação natural de uma sala de aula típica com outras dotadas de proteção solar, na cidade de Maceió. As simulações foram desenvolvidas utilizando o programa computacional Lumen Micro v. 2000 analizando-se as salas protegidas por “brises misto”, em diversas dimensões e nas orientações Norte e Sul. Em relação ao ambiente, foram examinados os efeitos das várias configurações do protetor, bem como os produzidos por diferentes refletâncias de suas superfícies. Resultados: A investigação mostrou que os protetores solares podem funcionar como anteparos para a radiação direta no interior das salas de aulas, diminuindo o contraste de luminosidade e aumentando a uniformidade luminosa, além do espaçamento entre eles influenciar tanto na distribuição da luz quanto na iluminância obtida. Contribuições/Originalidade: Verificou-se que os brises protegem os ambientes escolares da radiação solar direta e funcionam como fonte de luz secundária, refletindo parte da radiação solar para o interior das construções.

Abstract

Propose: In modern society, people use to spend most of their time in places parcially daylit, but predominantly artificially lit. Architects have the responsability to creat more efficient buildings, aiming the user comfort and the energy rational use. In Maceió, the potential of daylighting in classrooms has not been explored in a satisfactory way, resulting I environments with iluminance levels below recommendations, inducing the use of artificial lighting as a complement of the natural one. The objective of the article is the investigation in light performance in classrooms with shading devices, evaluating the impacts of these devices on the natural illumination levels in the classrooms. Methods: The methodology is based on the comparison of natural illumination performance of a typical classroom with others with shading devices, in the city of Maceió. Simulations were developed making the use of Lumen Micron v. 2000 software. Classrooms were protected with “egg crate” were analyzed in four different dimensions considering North and South orientations. The influence of 2 reflectance values for the shading devices was examined. Findings: The investigation shown that the shading devices may work as obstruction direct solar radiation, decreasing the illuminance contrast and increasing the luminous uniformity. It has also that the different distances between then influences contrast the distribution intensity of light. Originality/value: It has been verified that the shading devices protect school environment from direct solar radiation and work as a secondary light source, reflecting part of the solar radiation to the inside of buildings.
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