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LARGURA, Aline. Fatores que influenciam o uso de bicicleta em cidades de médio porte: estudo de caso em Balneário Camboriú/SC. 121p. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
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ALINE
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Resumo

 A maioria das políticas públicas voltadas para mobilidade urbana valorizaram os deslocamentos por veículos motorizados, esquecendo muitas vezes os modos não motorizados. Os espaços urbanos começaram a se tornar insuficientes para comportar a quantidade crescente de veículos motorizados, sendo assim, os usuários dos espaços públicos, poderiam estar usufruindo estes espaços de forma a incentivarem os seus deslocamentos feitos através da bicicleta, ou mesmo por caminhadas. Para tentar amenizar estes problemas são necessárias novas soluções para inserção da bicicleta no ambiente urbano de forma efetiva. Os modelos tradicionais de planejamento de transporte não são capazes de solucioná-los, pois ignoraram os modos não motorizados. Considerando o que foi descrito acima, o problema tratado no presente trabalho consistiu em analisar a cidade de Balneário Camboriú/SC, visando seu potencial para a inserção de modos de transporte não motorizados no planejamento de mobilidade urbana, e como vencer a dificuldade de planejar a mobilidade por bicicletas com os instrumentos disponíveis para o planejamento de transportes. Para tanto, adotou-se o Índice de Qualidade Cicloviária, baseado no Índice de Caminhabilidade de Bradashaw (1993). Este índice foi adaptado à realidade local do país, Brasil, por Siebert e Lorenzini (1998), seguido por Largura (2009), sendo, portanto a metodologia utilizada para se atingir os objetivos propostos, sendo eles: analisar os fatores que influenciam o uso da bicicleta em cidade de porte médio, tendo como estudo de caso a cidade de Balneário Camboríú; identificar que tipos de variáveis são relevantes na avaliação subjetiva de um ciclista em relação à percepção do conforto oferecido nas ciclovias; aplicar o método do índice de qualidade cicloviária para avaliar as ciclovias existentes; desenvolver análises para detectar se a cidade realmente apresenta condições físicas necessárias para a utilização das ciclovias; identificar os pólos geradores de trafego e as possíveis linhas de desejo para os usuários das ciclovias de Balneário Camboriú/SC; e propor uma ampliação da rede de ciclovias de Balneário Camboriú/SC. Também foi utilizada a análise observativa exploratória com a aplicação de um questionário a população local para averiguar a respeito da necessidade de mais espaços cicloviários para o bem estar, primeiro, da mobilidade, segundo, da população, terceiro, ambiental da cidade. A partir deste entendimento, buscou-se uma participação popular nas questões urbanas voltadas para a mobilidade por bicicletas, tendo em vista que esta interferência direta pode ocasionar a construção de cidades com melhores formas de acessibilidade. Os resultados da pesquisa mostraram que a cidade de Balneário Camboriú apresentou potencial para ampliar a área cicloviária, proporcionando uma melhora na qualidade de vida e ambiental como desafogaria o tráfego de veículos motorizados. Além disso, por seu desenho urbano apresentar ruas estreitas a melhor opção para as linhas de desejo da população seria ciclovias compartilhadas com pedestres, no que proporcionaria uma relação mais próxima com veículos não motorizados, em especial as bicicletas, objeto deste estudo.

Abstract

 Most of the public policies for urban mobility shifts appreciated by motorized vehicles, forgetting many times non-motorised modes. The urban spaces started to become inadequate to accommodate the increasing amount of motorized vehicles, so the users of public spaces, could be enjoying these spaces in order to encourage their movements made by bicycle, or even hiking. To try to alleviate these problems requires new solutions for inclusion of cycling in the urban environment effectively. Traditional models of transportation planning are not able to resolve them, because they ignored non-motorised modes. Considering what was described above, the problem addressed in this work consisted in analyzing the city of Balneario Camboriu/SC, seeking its potential for inclusion of non-motorized transport modes in urban mobility planning, and how to overcome the difficulty of planning mobility by bicycle with the instruments available for transportation planning. To this end, it adopted the Cycling Quality Index, based on the Bradashaw’s Index of Walkbility (1993). This index was adapted to local realities of the country, Brazil, by Siebert and Lorenzini (1998), followed by Largura (2009), and therefore the methodology used to achieve the proposed objectives, namely: to analyze the factors influencing the use cycling in medium-sized city, taking as a case study the city of Balneário Camboriú; identify what types of variables are relevant in the subjective evaluation of a cyclist in relation to the perception of comfort offered in the bike lanes; apply the method of the cycling quality index to evaluate the existing bike paths; develop analyses to detect whether the city actually has the physical conditions necessary for the use of bike paths; to identify the centers that generate traffic and possible lines of desire for users of the bike paths of Balneário Camboriú/ SC; and propose an expanding the network of cycle paths Balneário Camboriú/ SC. It was also used observational exploratory analysis with the application of a questionnaire to ascertain the local population about the need for more spaces bike paths for the well being, first, mobility, second, population, third, environmental city. From this understanding, it sought a popular participation in urban issues facing urban mobility by bicycle, considering that this direct interference may result in the construction of cities with the best forms of accessibility. The results of the survey showed that the city of Balneário Camboriú has the potential to expand the cycling area, providing an improved quality of life and environment as it had disencumbered of motor vehicles traffic. In addition, by its urban design present narrow streets the best option for the desire of the population would be shared with pedestrians, it would bring in a closer relationship with non-motorized vehicles, especially bicycles, object of this study.
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