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Leal, Thalianne; Bittencourt, Leonardo; Cândido, Christhina. A influência da forma do peitoril ventilado na ventilação natural de escolas no clima quente e úmido. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 11., 2006, Florianópolis. Anais...  Florianópolis: ANTAC, 2006. p. 1 - 10.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 14 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 40
Índice h: 5  
Co-autores: 45

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 11 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 35
Índice h: 5  
Co-autores: 36

Resumo

Proposta: A crise de energia deflagrada em 2001 no Brasil revelou o nível de desperdício energético do país. A demanda para a concepção de edifícios com maior eficiência energética foi incrementada. Estas construções deveriam primar pela utilização de meios passivos de refrigeração e iluminação que apresentem menor dependência dos meios mecânicos, como aparelhos de ar condicionado e sistemas de iluminação artificial. Para o bom aproveitamento das condições regionais, adequando a edificação ao clima, o desempenho de diversos componentes arquitetônicos, entre eles os peitoris ventilados, necessita de maior investigação. Este trabalho investiga a adoção do peitoril ventilado, componente arquitetônico como forma de melhorar a distribuição do fluxo de vento em ambientes escolares. Método de pesquisa/Abordagens: Análise comparativa de três formatos de peitoril ventilado e um modelo considerado de referência através de simulações computacionais no programa PHOENICS 3.6. Resultados: Os resultados demonstraram que o peitoril ventilado apresentou-se capaz de aumentar o fluxo de ar no interior das salas estudadas, particularmente no plano de trabalho dos estudantes. Contribuições/Originalidade: O formato do peitoril ventilado influencia diretamente no insuflamento de ar no interior do ambientes.

Abstract

 Propose: The energy crises occurred in Brazil in 2001 has shown the energy waste existing in the country. The need for increasing the energy efficiency in many sectors of the Brazilian economy has reached the general public in addition to the existing government discourse. The demand higher energy efficiency buildings design was highlighted. These buildings should rely on the use of passive means to active cooling and day lighting, which decrease the demand for air conditional and artificial lighting systems. To table advantage of regional conditions, adapting buildings to the climate, the performance of architectural components, such as the “ventilate sill”, needs further investigations. It intends to evaluate the quantitative and qualitative influence of the component in the airflow inside the studied classrooms. Methods: Comparative analysis between three different patterns of the “ventilate sill” with a typical building. Simulations where realized with PHOENICS 3.6 software. Findings: Results show the potential of a “ventilate sill”, a buildings component able to improve natural ventilation in classrooms. Originality/value: Results show the influence of different patterns of the “ventilate sill” on the airflow inside the classrooms.
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