Mais informações

RAMOS, Daniela; PORTO, Maria. Avaliação da iluminação natural em salas de aula: estudo de caso escolas públicas de Teresina-PI. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 11., 2006, Florianópolis. Anais...  Florianópolis: ANTAC, 2006. p. 779 - 790.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a eficiência da iluminação natural que penetra no interior de salas de aula de escolas públicas de Teresina-PI. Após a escolha das escolas e salas de aula, o primeiro procedimento foi verificar os valores de FLD (Fator de Luz do Dia) nos diversos pontos pré-estabelecidos nas salas escolhidas (de acordo com a NBR 15215-3 – ABNT, 2005). Para a análise, foi estabelecido um valor fixo de 25.000 lux para o céu de Teresina, através da utilização do software Radlite, que possui valores pré-determinados segundo Dogniaux, para iluminância do céu para dias nublados no decorrer do ano, de vários pontos do país. Este valor equivale a aproximadamente 50% das horas de utilização dos ambientes em estudo. As escolas funcionam no período da manhã de 8:00 às 12:00 e no período da tarde das 13:00 às 17:00h, ou seja, iluminância de 25.000 lux turno da manhã, entre 10:00 às 12:00h e turno da tarde entre 13:00 às 15:00h. A análise foi feita comparando os valores de iluminância encontrada, com os valores estabelecidos pela NBR 5413, em ambientes escolares, possibilitando assim critérios para avaliação e recomendações para melhoria das mesmas.  Palavras-chave: arquitetura, conforto ambiental, iluminação natural, escolas.
-