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MIRON, L. I. G. et al. Contribuições para avaliação de programas habitacionais de interesse social com foco na geração de valor para os clientes finais. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 13., 2010, Canela. Anais... Canela: ANTAC, 2010.
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Resumo

Proposta: A compreensão de que o problema habitacional é bem mais abrangente do que a forma tradicional de intervenção tem demandado um processo mais complexo de desenvolvimento de Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social (EHIS) inseridos em Programas Habitacionais do Governo. Isto ocorre na medida em que, além de suprir as necessidades habitacionais, tais empreendimentos têm importantes implicações no desenvolvimento das cidades e na qualidade de vida que as mesmas proporcionam aos seus cidadãos. Neste contexto, a compreensão do valor percebido pelos clientes finais dos EHIS pode auxiliar na obtenção da satisfação desses clientes, bem como contribuir para o atendimento das necessidades habitacionais e a melhoria da qualidade de vida de consideráveis parcelas da população. Dessa forma, o objetivo deste artigo é apresentar diferentes abordagens para avaliação de EHIS, que buscam considerar tais percepções de valor. Método de pesquisa: A pesquisa foi desenvolvida a partir da avaliação de 20 EHIS realizados através de três distintos Programas Habitacionais operacionalizados pela Caixa Econômica Federal: Programa de Arrendamento Residencial (PAR), Programa Imóvel na Planta (IP) e Programa Habitar Brasil-BID (HBB). Resultados: O conjunto dessas avaliações permitiu a identificação de diferentes níveis que estruturam uma avaliação: (a) o primeiro diz respeito à avaliação da qualidade do produto gerado no âmbito do programa, o EHIS; e (b) o segundo refere-se ao impacto que o programa está gerando para a sociedade. Contribuições/Originalidade: A principal contribuição deste artigo diz respeito à formulação de avaliações que compreendem a qualidade dos empreendimentos e o impacto geral dos EHIS, desenvolvidas a partir da hierarquia de valor percebido pelos clientes finais e demais agentes envolvidos no desenvolvimento e ocupação desses empreendimentos. 
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