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SALGADO, M. S. A gestão comportamental como fator condicionante da implantação do sistema da qualidade nas empresas. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 7., 1998, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ANTAC, 1998. p. 587-594.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 14 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 6
Índice h: 1  
Co-autores: 4

Resumo

A aplicação dos conceitos de gerência da qualidade na construção civil esbarra nas especificidades desse setor que conta com a participação de diferentes atores no processo de produção. Sabe-se que, além de buscar o pleno atendimento aos requisitos do cliente externo, a implantação de um Sistema de Qualidade implica em uma mudança na cultura da empresa, onde a participação e o envolvimento do cliente interno é fundamental e decisiva para o sucesso do empreendimento. Nesse particular, observa-se que esse processo tem gerado diferentes reações dentro do setor. Verifica-se, em alguns casos, uma resistência aos novos conceitos por parte dos profissionais qualificados que temem um questionamento, não apenas sobre os cargos que ocupam dentro das empresas, como também, em relação à postura que adotam enquanto líderes. O objetivo deste trabalho é alertar para os aspectos envolvidos na gestão comportamental e suas consequências dentro do processo de implantação de Sistemas da Qualidade em empresas construtoras. Serão apresentadas algumas reações que vem sendo observadas junto aos profissionais envolvidos, numa tentativa de desmitificar a cultura da qualidade. Todo o ser humano possui a capacidade de mudar e é a partir dessa mudança que a qualidade, na construção civil ou em qualquer outro setor produtivo, poderá ser efetivamente implementada.
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