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MOREIRA, A. A. M. et al. Arquitetura inclusiva : um estudo em escolas municipais do Rio de Janeiro. In: NUTAU: TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO, 3., 2000, São Paulo. Anais… São Paulo: USP, 2000.
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Citações: 12
Índice h: 3  
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Resumo

O presente trabalho foi extraído da dissertação de mestrado intitulada "Arquitetura inclusiva: Um estudo em escolas municipais do Rio de Janeiro"- defendida no PROARQ/FAU/UFRJ e apresenta uma avaliação em ambientes escolares no município do Rio de Janeiro, levando em consideração o conforto antropométrico e acessibilidade, direcionando à pessoa de deficiência física motora. O objetivo do trabalho foi fazer uma análise das construções escolares, comparando as adaptações das escolas que foram construídas ou reformadas para atenderem pessoas portadoras de deficiência física motora, com NBR 9050/94 da ABNT, de acessibilidade. Além disso, se fez um levantamento da opinião dos alunos portadores de deficiência motoras que frequentam essas escolas. Foram analisadas três escolas; duas regulares e uma especial, que recebe somente crianças com necessidades especiais. O diagnóstico constatou, que mesmo as escolas que são projetadas ou reformadas, a preocupação da acessibilidade, muitas vezes, é porque não são construídas adequadamente por falta de interesse ou conhecimento destas necessidades, gerando assim, modificações e desperdício de recursos. Além disso, constatou-se que com modificações de baixo custo viabilizariam uma sensível melhoria no desempenho dessas escolas.

Abstract

This thesis presents an evaluation of the school environments of Rio de Janeiro District, considering the anthropometrical comfort and accessibility, directed to physical impaired people. The purpose of this work is to do a constructive analysis, comparing the school's adaptations that were built or reformulated to attend the physical impaired people, with the NBR 9050/94 of ABNT, that deals with the building's acceptability and the furnishings that are adapted for them and, when it was possible, considering their own opinion. Three schools were analysed: two regular and one special, that is a school that only children with special needs are accepted. The diagnosis assures that even the schools that are planned or reformulated with this aim, most of the times are not properly built because of lock of interest or mininformation, causing by that alterations and waste of resources.
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