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Santos, Débora et al. O ensino de linha de balanço e variabilidade através de um jogo didático. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 9., 2002, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: ANTAC, 2002. p. 767 - 776.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 2
Índice h: 1  
Co-autores: 6

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Citações: 4
Índice h: 1  
Co-autores: 4

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Citações: 2
Índice h: 1  
Co-autores: 6

Resumo

 A partir de um jogo didático concebido originalmente para o ensino de medição de produtividade em obra desenvolveu-se um instrumento para o ensino da técnica de programação da Linha de Balanço dentro de um ambiente de variabilidade na produção. O jogo inicial para ensino de medição de produtividade consistia na construção de uma só casa térrea. Agora o grupo de profissionais parte para a construção de um grupo de 10 casas iguais ou então de um prédio com dez andares, subsolo, casa de máquinas e cobertura. O exercício consiste na colagem de peças de cartolina que simbolizam as várias etapas da obra, como estrutura, alvenaria, revestimentos, instalações, portas e janelas, colocação de bandejas salva-vidas, pisos e acabamentos finais. O ambiente de variabilidade na produção é obtido por meio do sorteio de dados que indicam o número de peças que podem ser coladas em cada rodada. Os profissionais inicialmente jogam sem nenhum planejamento prévio. A Linha de Balanço funciona como modelo gráfico reproduzindo a produção do grupo. Posteriormente os dados e observações obtidas no primeiro exercício são utilizados para fazer o planejamento de uma nova obra. Um exemplo é apresentado onde grupos de profissionais do setor da construção civil realizaram simulação da construção de um edifício de 10 andares, em cerca de 4 horas de trabalho, sendo que cada grupo tinha variabilidade diferente nos dados.
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