Mais informações

CRISTIANA, Griz; LUIZ, Amorim; CLAUDIA, Loureiro. O luxo como necessidade: projetos de apartamento típicos da elite. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DO PROJETO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 3., ENCONTRO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 6., 2013, Campinas. Anais... Campinas, 2013.p.1566-1578.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 1

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 5 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 4
Índice h: 1  
Co-autores: 5

CLAUDIA LOUREIRO
Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 20 (Com arquivo PDF disponíveis: 10)
Citações: 6
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

 O artigo trata da relação entre espaço doméstico e modos de habitar contemporâneos, investigada por meio da análise de projetos de apartamentos produzidos pelo mercado imobiliário do Recife na primeira década do século XXI e das reformas feitas pelos compradores - a elite recifense. O produto lançado e comercializado ainda ‘na planta’ – o projeto original - difere, em grande medida, daquele acabado - o projeto reformado -, resultado do modo de habitar específico dessa classe de consumidor. Baseada fundamentalmente nos conceitos e métodos descritos na teoria da lógica social do espaço, a análise busca entender em que medida alguns atributos da sociedade contemporânea (ou a sociedade do consumo) redefinem certos padrões de conduta social familiar, em particular seus modos de habitar, e como esses têm impacto sobre os padrões espaciais do apartamento. Os resultados da análise dos projetos confirmam a existência da padronização nos projetos concebidos pelo mercado imobiliário, corroboram a diversidade de atributos sociais que caracterizam a família contemporânea e seus modos de habitar (expressos nos projetos reformados) e atestam o poder da mídia, ainda que limitado, em condicionar a elite recifense a tornar o luxo uma necessidade.

Abstract

 This article deals with the relationship between domestic space and contemporary ways of living, investigate by analyzing apartment projects produced by the real estate market in Recife and the changes made by the new buyers - the Recife’s elite, during the first decade of the Twenty First Century. The product commercialized still under construction – the original project - largely differs from the finished product – the reformed project –, which is a result of a specific way of living of this class of consumer. Based primarily on the theory of social logic of space, the analysis seeks to understand the extent in which some attributes of the contemporary society (or the society of consumption) redefine certain social behavior partners of the family, particularly, their ways of living, and how those ways of living could cause impact on the spatial patterns of the apartment. The results confirm that there is a standardization for the original projects designed by the real estate market, corroborate with the diversity of social attributes which characterize the contemporary (expressed in the reformed projects) and, also, point to the power of the media, although limited, in conditioning the Recife’s elite to make luxury a necessity.
-