Mais informações

ALVES, Luiz; FILHO, Mario. O processo do projeto instrumentado por ferramentas analógicas e digitais.  In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DO PROJETO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 3., ENCONTRO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 6., 2013, Campinas. Anais...  Campinas, 2013. p. 254-265.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: Nenhum trabalho cadastrado(Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 3 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

 Este artigo apresenta o método de ensino no processo do projeto através na disciplina “Projeto de Arquitetura e Urbanismo I” com ênfase no edifício residencial unifamiliar, objetivando a capacitação do discente em lidar com a complexidade da espacialidade contemporânea. A estruturação da disciplina é feita em seis etapas principais: Aulas teóricas sobre arquitetura residencial unifamiliar; Visitas técnicas aos exemplares representativos da cidade; Ida ao terreno e reconhecimento do entorno para elaboração da análise urbana; Eleição das referências projetuais; Modelagem tridimensional do projeto através de plantas, cortes e protótipos virtuais e físicos; Expressão gráfica final do projeto. A respeito da modelagem tridimensional, destacamos o método com que os atendimentos são realizados, apresentados através de projetores multimídia “datashow” sobre quadro branco, onde os professores e alunos interagem diretamente com uma caneta “pilot” sobre a superfície do laminado melamínico, contribuindo assim numa discussão que envolve toda a turma em torno de cada trabalho. Compreendemos que esta postura e reflexão se fazem extremamente necessárias na prática atual do ensino de Arquitetura, pois cada vez mais os alunos tendem a se distanciar do desenho analógico para voltarem-se ao digital, o que pode ser entendido como um freio na criatividade da concepção projetual.

Abstract

 This article presents the teaching method in the process of projecting through the discipline "Architecture and Urbanism Project I" with emphasis on single family residential building, aiming at the empowerment of students in dealing with the complexity of contemporary space. The structure of the discipline is made of six main steps: lectures on single-family residential architecture; Technical visits to representative buildings of the city; Trip to the place of building and recognition of the surroundings for the preparation of urban analysis; Election of project referrals; Three-dimensional modeling of the project through plans, cuttings and virtual and physical prototypes; Project’s final graphic expression. On the three-dimensional modeling theme, we highlight the method used to perform the services, presented through multimedia projectors "overhead" on the Whiteboard, where teachers and students interact directly with a “pilot” pen on the surface of the melamine laminated, thus contributing to a discussion that involves the whole class around each work. We understand that this posture and reflection are extremely necessary in the current practice of teaching architecture, since an increasingly number of students tend to distance themselves from the analog to digital drawing, that can be understood as a brake on creativity of the project’s concept.
-