Mais informações

Silva, Julio; Amorim, Sérgio. A contribuição dos sistemas de classificação para a tecnologia BIM : uma abordagem teórica. In: ENCONTRO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 5., 2011, Salvador. Anais... Salvador: ANTAC, 2011. p.1 - 9.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 4 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 7
Índice h: 2  
Co-autores: 22

Resumo

 A indústria da Construção Civil brasileira passou por um período de estagnação por 20 anos que causou uma dormência em seus processos produtivos. Por volta do ano de 2005, a retomada do aquecimento da economia  brasileira em bases sólidas, além de políticas de incentivo para o setor de construção alavancaram o setor em ritmo acelerado. Tendo em vista que o setor AEC é uma das bases da economia, o Governo Federal brasileiro estabeleceu um plano de metas a serem alcançadas com o objetivo de modernizar a indústria estabelecendo formas sustentáveis de financiamento, capacitação de mão-de-obra, promoção da industrialização da construção e incentivo e difusão da tecnologia industrial. Uma das ações estabelecidas para ajudar a atingir esses objetivos foi a intensificação do uso de tecnologias da informação e dentro desta ação, fazia-se necessária a implantação de normas técnicas que suportassem a tecnologia BIM e a adoção de um sistema de classificação de componentes da construção. O objetivo deste artigo é apresentar o processo de modelagem de um sistema de classificação da informação da construção que visa contribuir para a implantação de um novo paradigma tecnológico, o Building Information Modeling, modernizando os processos de planejamento, projeto, construção, operação e manutenção através de um sistema de classificação que represente a complexidade dos processos do setor. O estudo baseia-se na análise de outros sistemas de classificação internacionais e de sistemas já utilizados no Brasil e o impacto da adaptação de um sistema de classificação estrangeiro como base para um sistema nacional. A conclusão deste artigo indica que a implantação de um sistema de classificação da informação da construção pode ter impacto positivo na indústria AEC brasileira, pois a padronização de referência aos componentes da construção tem interface direta nas melhores práticas em todo o ciclo de vida do empreendimento.

Abstract

 The Brazilian construction industry has been stand still for 20 years which caused a freezing period in their productive processes. Around year 2005, the recovering of the economy at solid basis, further encouragement policies for the construction segment quickly increased it. As a common knowledge that the AEC industry is one of the economy basis, the Brazilian government launched a strategic plan in order to modernize construction industry establishing sustainable financing programs, manpower training, construction industrialization promotion and industrial technology outspreading. One of the demands to be reach was the intensified information technology use and the approach to it was the implementation of BIM supported standards and the adoption of a classification system for building information. The aim of this paper is to present the modeling process of a classification system for building information which will contribute to the implementation of a new construction paradigm, the Building Information Modeling, modernizing the building lifecycle processes through the complex industry processes represented by the classification system. The study was based in another international classification systems analysis and Brazilian systems still in use and a foreign classification system adapting impact as a model for a national classification system. The conclusion of this paper indicates that a classification system for building information implementation may have a positive impact on the Brazilian AEC industry since construction components standards directly interfere in the best practices of the building lifecycle.
-