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Pereira, F. et al. Disseminação da etiquetagem de eficiência energética de edificações através de um curso a distância em ambiente virtual de aprendizagem. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 13., 2010, Canela. Anais...  Canela: ANTAC, 2010. p. 1-10.
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Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 2

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Número de Trabalhos: 13 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 46
Índice h: 5  
Co-autores: 107

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 4
Índice h: 1  
Co-autores: 8

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: Nenhum trabalho cadastrado(Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

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Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

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Número de Trabalhos: 3 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 3
Índice h: 1  
Co-autores: 11

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Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 2

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: 1

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Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 1

Resumo

O Regulamento Técnico da Qualidade do Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos (RTQ-C) é um mecanismo de avaliação para classificação do nível de eficiência energética de edifícios, desenvolvido como resposta a promulgação da Lei n°. 10.295, que dispõe sobre a Política Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia. É reconhecido que os efeitos esperados de tal regulamento sobre a melhoria do desenvolvimento sustentável do ambiente construído no Brasil só ocorrerão através das decisões de projeto de edificações. Assim, este artigo visa descrever o desenvolvimento de um curso a distância, mediado por ambiente virtual de aprendizagem para disseminar os procedimentos para levar a Etiquetagem de Edificações, baseado no Método prescritivo do RTQ. O curso foi criado a partir do Ambiente Virtual de Aprendizagem em Arquitetura e Design (AVA-AD) desenvolvido pelo Hiperlab/EGR-UFSC. O conteúdo é disponibilizado através de hiperlivros, que contém o referencial teórico e exemplos práticos. O curso está dividido em sete unidades de ensino com previsão de duração de oito semanas. O ambiente virtual de aprendizagem apresenta-se como uma relevante possibilidade de complementação a formação de estudantes e profissionais da área de Engenharia e Arquitetura, podendo atingir um grande número de pessoas e promover efetivamente a disseminação do conhecimento para a aplicação das diretrizes que constam no documento do RTQ-C. A primeira turma encontra-se em andamento, junto com um processo de avaliação e ajuste da ferramenta e procedimentos propostos. Espera-se que o curso venha a contribuir na atualização dos profissionais, de forma a facilitar o desenvolvimento da etiquetagem voluntária do nível de eficiência energética de edifícios comerciais, de serviços e públicos.
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