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TZORTZOPOULOS, Patrícia et al. The gaps between healthcare service and building design: a state of the art review. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 9, n. 2, p. 47-55, abr./jun. 2009.
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Citações: 460
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Co-autores: 1

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Índice h: 5  
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JOHN ROOKE
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Co-autores: 1

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Citações: 11
Índice h: 2  
Co-autores: 2

Resumo

Os edifícios hospitalares tem diversos objetivos, dentre os quais a provisão de um ambiente apropriado à realização dos serviços de saúde, que contribua para o aumento da eficiência destes serviços e para a melhoria do fluxo de pacientes e da experiência dos mesmos. A melhoria na eficiência dos serviços está relacionada a edifícios modernos, com melhor layout e adjacências entre departamentos, bem como a processos clínicos eficientes e sistemas de informação adequados. No entanto, muitas vezes esses objetivos não são atingidos devido à complexidade dos requisitos de projeto e da gestão dos intervenientes. O presente artigo tem como objetivo buscar entender, através da literatura existente, como os processos de projeto dos serviços de saúde e da edificação para saúde podem ser melhor integrados, e como a melhoria do desempenho dos serviços esta relacionada à flexibilidade de adaptação da edificação em relação a futuras alterações ou mudanças. Os resultados indicam que barreiras funcionais no processo de projeto restringem tal integração, assim como a adoção de soluções inovadoras. Além disto, existe a necessidade de uma abordagem que apóie o desenvolvimento integrado dos projetos dos serviços e da edificação com foco nas questões operacionais (e.g. flexibilidade e durabilidade) que satisfaçam diversas necessidades ao longo do tempo.

Abstract

Healthcare buildings are designed to achieve diverse objectives, ranging from providing appropriate environments where care can be delivered to communities to increasing operational efficiency and improving patient flows and the patient experience. Improvements in operational efficiency should result from state-of-the-art buildings, more appropriate layouts, departmental adjacencies, efficient clinical and business processes and enhanced information systems. However, complexities around requirements and stakeholders management may prevent the achievement of such objectives. The aim of this article is to identify and understand how healthcare services (re)design and building design can be integrated to facilitate increased performance both in terms of service delivery and future changes. Findings indicate that current approaches and innovation are restricted due to functional barriers in the design process, and that there is a need to support the development of operations driven design through time (e.g. flexible and durable) that satisfies diverse needs.
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