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MAGAGNIN, Renata; ROSTWOROWSKI, Luís. Os desafios da mobilidade urbana sustentável em cidades de médio porte: o caso de Marília (Brasil). In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2014, Maceió. Anais... Maceió: ANTAC, 2014. p. 1 - 10.
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Citações: Nenhuma citação encontrada
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Resumo

 Nas últimas décadas, os municípios brasileiros têm incorporado, nas discussões sobre o desenvolvimento urbano, temas relacionados à mobilidade urbana e à sustentabilidade. Entretanto, nos últimos doze anos, constatou-se um aumento significativo na frota de veículos (automóveis e motocicletas) no país. Este fator, associado às políticas públicas de desenvolvimento urbano e de transportes adotadas no país, tem contribuído para a redução dos índices de mobilidade urbana, e consequentemente, na deterioração da qualidade de vida. Diante desta realidade, este artigo tem como objetivo identificar se os municípios de médio porte do Estado de São Paulo, neste caso, o município de Marília, está implantando ações para incentivar a utilização de modos de transporte mais sustentáveis. Neste artigo foram utilizados os seguintes métodos: consulta à legislação vigente (Federal, Estadual e Municipal) sobre o tema mobilidade urbana sustentável e levantamento fotográfico. Os resultados conduziram às seguintes conclusões: i) as esferas federal e estadual tem se preocupado em propor políticas públicas relacionadas ao tema mobilidade urbana sustentável; ii) o município de Marília possui muitos projetos sobre o assunto, mas ainda não implantou medidas efetivas para ampliar a utilização dos modos de transportes mais sustentáveis, tais como: a pé, bicicleta e transporte coletivo, e assim minimizar seus problemas de mobilidade. A partir do diagnóstico realizado, o município pode formular e implantar ações a curto, médio e longo prazos para incentivar a utilização dos modos de transporte mais sustentáveis.

Abstract

 Over the last decades, the Brazilian cities have incorporated discussions about urban development related to urban mobility and sustainability issues. However, the past twelve years, there was a significant increase in number of vehicles (automobiles and motorcycles) in Brazil. This problem, combined with public policies for urban development and transportation adopted in Brazil has contributed to reduce the urban mobility index, and consequently the deterioration of quality of life. Face of this reality, this paper aims to identify if the middle-sized cities of São Paulo, in this case the Marilia, is implementing actions to encourage the use of more sustainable transport modes. In this paper the following methods were used: consult the current legislation (Federal, State and Municipal laws) about the sustainable urban mobility and photographic survey. The results have conducted to the following conclusions: i) the federal and state levels has been concerned to propose public policies related to the theme sustainable urban mobility; ii) the Marília city has many projects about this theme, but not yet implemented effective measures to increase the use of more sustainable modes of transport, such as walking, cycling and public transport, and thus minimize their mobility problems. The diagnosis presented in this paper allows us to say that the municipality can formulate and implement actions in the short, medium and long term to encourage the use of more sustainable modes of transport.
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