Mais informações

BAIOTTO, Alexandre; JÜNGLES, Antônio; HOCHHEIM, Norberto. Implantação de melhorias de qualidade no sistema gerencial de uma microempresa de construção civil. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 3., 2003, São Carlos. Anais... São Carlos: ANTAC, 2003. p.1 - 10.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 4
Índice h: 1  
Co-autores: 6

HOCHHEIM NORBERTO
Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 2
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

 A concorrência atual, presente em todos os setores da economia nacional, está conduzindo também as empresas do setor da construção civil a repensarem suas estratégias competitivas. Neste cenário, a implantação de melhorias de qualidade surge como uma alternativa às estratégias das empresas do setor. O estudo de caso de uma microempresa de construção civil, da cidade de Florianópolis -SC, concentrou-se na análise dos seus processos administrativos. Nesta pesquisa, apresenta-se uma discussão sobre as dificuldades encontradas e melhorias obtidas na implantação de melhorias de qualidade no seu sistema gerencial. A pesquisa mostrou ainda que a adoção de melhorias de qualidade é uma estratégia viável e de rápidos resultados para as microempresas do setor da construção civil.

Abstract

 Nowadays the competition in all segments of the national economy is leading the companies from the civil construction sector to review their strategies. In this context, the implementation of quality improvements appear as an alternative to the companies strategies in this sector.
The case study of a small civil construction company in the city of Florianópolis – in the State of Santa Catarina, Brazil – was concentrated on the analysis of its administrative processes. This research presents a discussion about the difficulties that were found and the improvements obtained with the implementation of the quality improvements on its management system. The research showed that the adoption of quality improvements is a possible strategy and provides fast results to the small companies from the civil construction sector.
-