Mais informações

Schramm, Fábio; Formoso, Carlos. Uma análise do uso da simulação como ferramenta do projeto do sistema de produção em empreendimentos da construção civil . In: ENCONTRO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 5., 2011, Salvador. Anais... Salvador: ANTAC, 2011. p.1 - 14.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 3 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 5
Índice h: 2  
Co-autores: 16

Resumo

 Embora comum na indústria, o Projeto do Sistema de Produção (PSP) ainda é pouco realizado na construção civil. Da mesma forma, o emprego de ferramentas capazes de modelar e avaliar os efeitos da interdependência, da complexidade e da variabilidade no desempenho dos sistemas de produção na construção, como a simulação computacional, também é pouco difundido no setor. Este artigo propõe um análise da utilização da simulação como ferramenta de apoio à tomada de decisão na elaboração do PSP de empreendimentos da construção civil, tendo como ponto de partida um modelo de elaboração anteriormente desenvolvido. Como estratégia de pesquisa optou-se pela pesquisa construtiva, caracterizada pela implementação de construções inovadoras para a solução de um problema com relevância prática, através do aprendizado baseado na experimentação e na reflexão teórica. Foram realizados quatro estudos de caso nos quais avaliou-se o emprego da simulação e de algumas estratégias para a adaptação dessa ferramenta ao contexto estudado, como a reutilização de modelos e o emprego de módulos genéricos, como forma de reduzir o tempo de desenvolvimento dos estudos. As principais conclusões dizem respeito ao emprego da modelagem e simulação como ferramenta do PSP no que tange o nível de detalhamento dos modelos, o apoio da visualização no processo de simulação, os benefícios identificados com o emprego de modelos reutilizáveis e as dificuldades de implementação da simulação na construção civil. Ao final, propõe-se um conjunto de condições mínimas para o emprego da simulação como ferramenta do PSP que foram agrupadas em três estágios de implementação, tendo em vista as características dos empreendimentos estudados e o nível de implementação do PSP como uma prática gerencial pela empresa.

Abstract

 In spite of being commonplace in industry, Production System Design (PSD) has been poorly considered or overlooked in the construction industry. Similarly, the use of tools capable of modeling and evaluating the interdependence, complexity and variability effects on construction production system performance, such as computational simulation, lacks a broader dissemination in the sector. Based on a previous model, this paper proposes an analysis of simulation use as a supporting tool to the decision-making process during PSD. Constructive research, featured by the implementation of innovative constructions in order to solve relevant practical problems through learning based on  experimentation and theoretical reflection, was chosen. Four case studies were carried out. Simulation use and strategies for the adaptation of this tool to construction, such as model reuse and generic models, were employed. The main conclusions refer to: (a) the model detailing level;
(b) the support of visualization in the simulation process; (c) the benefits identified by model reuse; and (d) the difficulties in implementing simulation in construction. Finally, a set of basic conditions to use simulation as a PSD tool, grouped into three development stages, according to the project features and the PSD implementation level as a company managerial practice, is proposed.
-