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Sombra, Paula; Correia, Lucas; Neto, José. Proposta de modelo virtual de captação de requisitos de clientes para inserção no BIM . In: ENCONTRO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 5., 2011, Salvador. Anais... Salvador: ANTAC, 2011. p.1 - 12.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 1

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Resumo

 Diante da dinâmica do mercado e do aumento de exigências sobre os produtos ofertados, uma nova visão do projeto tem emergido na Indústria da Construção Civil (ICC). Verifica-se a busca pelo estabelecimento de novas metodologias e ferramentas para melhoria dos processos neste setor, principalmente através do Building Information Modeling (BIM). Tendo por objetivo dar suporte ao BIM, mais especificamente na etapa de concepção e projeto de produtos imobiliários, o modelo virtual aqui proposto traduz a tentativa de, mediante a digitalização, sistematizar a coleta de informações sobre preferências de clientes. Foi realizada uma análise comparativa do método de tomada de decisão Choosing by Advantages (CBA) com a técnica de preferência declarada e, assim, o primeiro foi adotado como base para o modelo. Após simulação, constatou-se a necessidade de utilização de um software de programação mais elaborado para a estruturação do modelo, visto que o preenchimento do formulário digital, realizado individualmente, demanda uma série de funcionalidades e instruções de suporte. Soma-se a isto a necessidade de um trabalho direcionado à definição dos fatores e critérios de decisão a serem empregados no modelo, visto que estes devem estar estabelecidos previamente e compor um instrumento metodológico válido para coleta de dados quantitativos.

Abstract

 Given the market dynamics and the increasing demands on the offered products, a new approach to the design process has emerged in the Construction Industry. The establishment of new methodologies and tools to improve processes in this sector are being sought, primarily through Building Information Modeling (BIM). The virtual model proposed aims to support BIM, more specifically at the stage of conception and design of real estate products. It also reflects the attempt to systematize the collection of information on customer preferences. A comparative analysis between the Choosing by Advantages (CBA) decisionmaking method and the stated preference technique was made, and, thus, the former was adopted as a basis for the model. After simulation, it was verified the need to use a more elaborate programming software to structure the model, since the completion of the digital form, done individually, requires a series of features and support statements. Is was also verified the need of a research directed to the definition of the factors and decision criteria to be used in the model, since these must be established in advance and compose a valid methodological tool for collecting quantitative data.
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