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YAMAUCHI, Vander. Implementação de inovação em projetos através da gestão do conhecimento . In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 3., 2003, São Carlos. Anais... São Carlos: ANTAC, 2003. p. 1 - 9.
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VANDER YAMAUCHI
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Resumo

 Espaços mais dinâmicos estão demandando mecanismos cada vez mais eficientes e ágeis de gestão para as organizações. Com a abertura, criação e definição de novos mercados e a evolução e difusão das tecnologias de informação e comunicação, o processo de globalização avança, delineando um mercado mais exigente e competitivo, provocando transformações sociais, econômicas, políticas e culturais profundas. De forma a responder rapidamente as necessidades e transformações do mercado, as organizações devem ser flexíveis e coesas e, estar sempre inovando em termos de produtos e processos. A implementação de uma inovação em uma organização deve agregar algum valor ao cliente, quer seja pela redução de preços, quer seja pela melhoria do desempenho dos produtos ou serviços já existentes. Toda organização visa alcançar seus objetivos. Para tal, existem inimagináveis meios, uns demandam mais tempo, outros mais recursos materiais, financeiros, tecnológicos, ou mesmo humanos. Afim de alcançá-los de uma forma mais racionalizada surgiu o gerenciamento. Existem diversos tipos de gerenciamento, cada um com suas características próprias que determinam sua maneira de como alcançálo. Neste trabalho é abordada a gestão do conhecimento. Este modelo de gestão baseia-se no conhecimento dos integrantes da organização, seu processo envolve a geração, codificação e seu compartilhamento para a realização de uma determinada atividade. O artigo é um ensaio sobre a aplicação dos princípios da gestão do conhecimento na implementação de inovação em projetos.

Abstract

 More dynamic spaces are demanding more efficient and agile mechanisms of management for the organizations. With the opening, creation and definition of new markets and the evolution and diffusion of the technologies of information and communication, globalization process advances, delineating a more demanding and competitive market, provoking social, economic, politic and deep cultural transformations. To quickly answer the necessities and transformations of the market, organizations must be flexible and united and , be always innovating in products and processes. The implementation of an innovation in an organization must add some value to the customer, by the reduction of prices, or by the performance improvement of the products or existing services. All organization aims at to reach its objectives. There are unimaginable ways to that, some demand more time, others more material, financial, technological or human resources. To reach them by a rationalized way the management appeared. Diverse types of management exist, each one with its proper characteristics that determine its way of reach it. In this work the knowledge management is broached. This model of management is based on the knowledge of the organization's people, its process involves the generation, codification and its sharing for the accomplishment of a determined activity. The article is an essay about the application of the management principles of knowledge on innovation implementation in projects.
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