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BRANDÃO, Douglas. A personalização do produto habitacional e as novas tecnologias no processo construtivo . In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 3., 2003, São Carlos. Anais... São Carlos: ANTAC, 2003. p. 1 - 9.
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Número de Trabalhos: 3 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
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Resumo

 Este trabalho discute a tendência de um produto imobiliário cada vez mais versátil, mostrando como as tecnologias de construção vêm respondendo e contribuindo no atendimento destas novas demandas. Os empreendimentos residenciais têm levado em média mais de três anos de seu lançamento até sua entrega. Neste período muitas novidades, tecnologias e modismos, acabando surgindo tornando inevitáveis as modificações de projeto por solicitação dos compradores. Acomodar as mudanças de projeto é vital no que se refere à execução do empreendimento, à manutenção e satisfação dos clientes. Têm-se percebido que os materiais e sistemas construtivos vêm-se adaptando às tendências de produto personalizado, muito embora ainda existam desafios no que diz respeito à incorporação das inovações tecnológicas no canteiro de forma sistêmica. Busca-se inicialmente neste trabalho, mostrar que principais fatores vêm provocando estas mudanças. Em seguida são explicados os conceitos de flexibilidade permitida e planejada e de como os projetos devem ser desenvolvidos cuidadosamente visando atender usuários diversos. E, por fim, são apresentados aspectos de tecnologia de construção, discutindo como alguns sistemas construtivos e materiais vêm-se adaptando às exigências de um mercado imobiliário cada vez mais segmentado e diversificado.

Abstract

 In general everyone wants to be d~erent, a tendency of the human being. People desire to see their homes personalized reflecting their basic housing needs, but aesthetic aspirations too. In Brazil, in the beginning of 90's, with the extinction of housing financial system, the constructors started to finance the housing units. This change has created a closer relationship between buyers and constructors since the dwellings are sold before the construction phase producing a contact of two up three years on average. These improved client participation includes requests and agreements to change housing design and materials specifications, in other words, standing out housing personalization by open plans and by choice possibilities. ~ Researchers have highlighted that the housing massproduction does not exist anymore a~d the customization has been recently an important component of design and construction processes as well as in other industries. This article sums up this trend of the Brazilian real estate and it also shows how technology has adapted to these new demands.
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