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Azevedo, N. et al. Contribuição do usuário na definição de indicadores de desempenho de edificação popular multifamiliar. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 11., 2006, Florianópolis. Anais...  Florianópolis: ANTAC, 2006. p. 1040 - 1049.
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Índice h: 2  
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Resumo

As necessidades e a satisfação do cliente são tratadas em posição de destaque no âmbito da gestão da qualidade. Na indústria da construção habitacional o conhecimento e a avaliação dessas necessidades são de suma importância, pois indica o desempenho da habitação em função da satisfação do seu usuário. Este artigo aborda um conjunto residencial multifamiliar, caracterizado como habitação popular, construído há quatro anos por iniciativa do Governo do  estado de Pernambuco em projeto específico para redução do déficit habitacional quantitativo na cidade do Recife. O estudo tem por finalidade a análise e obtenção de indicadores de desempenho deste tipo de habitação, a partir da ótica dos usuários. O método utilizado neste trabalho para a coleta de informações baseia-se em técnica de avaliação pós-ocupação (APO) através de aplicação, junto aos moradores, de um questionário desenvolvido a partir de conceitos de desempenho de edificação. A amostragem a ser examinada é definida de acordo com as formulações estatísticas para populações finitas e com distribuição aproximadamente normal. Com as respostas fornecidas em uma escala de satisfação é possível a análise e o desenvolvimento de indicadores de desempenho e a avaliação do nível de contentamento com a unidade habitacional e com a edificação como um todo. É apresentada também uma comparação com resultados de um estudo realizado anteriormente no mesmo conjunto habitacional, permitindo a avaliação do desempenho da edificação ao longo do tempo, que fundamenta a análise da sustentabilidade da moradia. São discutidas, ainda, dificuldades de procedimentos na aplicação da técnica proposta. Este trabalho proporciona o aprimoramento de um método de APO, cuja aplicação de forma sistêmica, contribui para melhorias de projetos futuros, favorecendo a sustentabilidade dasedificações habitacionais populares.

Abstract

Customer satisfaction and expectations are treated in position of prominence in the scope of quality management. In the industry of the dwelling construction the knowledge and the evaluation of these necessities are of utmost importance, therefore it indicates the performance of the habitation in function of the user satisfaction. This paper approaches a housing state, characterized as popular habitation, constructed four years ago, as an initiative of the Government of the State of Pernambuco in specific project for reduction of the quantitative dwelling deficit in the city of Recife. The purpose of this study is the analysis and attainment of performance indicators for this type of habitation, from the optics of the users. The method used in this work for the collection of information is based on postoccupancy evaluation (POE) technique through application, to the inhabitants, of a questionnaire developed from concepts of building performance. Sampling is defined in accordance with statistical formulations for finite populations and with approximately normal distribution. With the answers supplied in a satisfaction scale it is possible to analyze and to develop performance indicators and to evaluate the level of contentment with the dwelling unit and the building as a whole. A comparison with results of a study carried through previously in the same housing state is also presented, allowing the evaluation of its performance along the time, which bases the analysis of the sustainability of the housing. Difficulties of procedures in the application of the technique proposed are also discussed. This work provides improvements of a POE method, whose application in a systemic form, contributes to improvements of future projects, favoring the sustainability of the popular housing constructions.
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