Mais informações

Zwirtes, D.; Zannin, P. Avaliação do conforto acústico em salas de aula – estudo de caso no estado do Paraná. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 11., 2006, Florianópolis. Anais...  Florianópolis: ANTAC, 2006. p. 979 - 988.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 2

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 4
Índice h: 1  
Co-autores: 4

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados qualitativos da avaliação do conforto acústico em salas de aula construídas segundo um projeto padrão. Foram avaliados três padrões construtivos localizados na região metropolitana de Curitiba. A análise da qualidade acústica das salas de aula baseou-se em: 1) medição do tempo de reverberação, 2) medição dos níveis de pressão sonora dentro e fora das salas de aula, 3) medição do isolamento acústico. As medições seguiram prescrições internacionais segundo as normas ISO 140-4, ISO 140-5 e ISO 717-1. Os tempos de reverberação encontrados estão acima de 0,6s, recomendado pela norma ANSI S12.60. Os níveis de pressão sonora obtidos indicam a inadequação dos espaços sob o ponto de vista acústico e demonstram que as próprias escolas são as fontes geradoras de ruído.

Abstract

This paper shows the qualitative results of the evaluation of acoustic comfort of classrooms built according to a standard project. Three standard projects were evaluated, located in the metropolitan area of Curitiba. The analysis of the classroom’s acoustic quality was based on the measured: 1) reverberation time, 2) sound pressure level in and outside the classrooms, 3) acoustic insulation. The measurements followed the international standards ISO 140-4, ISO 140-5, and ISO 717-1. The reverberation times measured are above 0.6 seconds, as recommended by the standard ANSI S12.60. The sound pressure levels obtained indicate that the classrooms do not have good acoustic quality. The results also show that the source of noise inside the classroom comes from school building itself, not from outside.
-