Mais informações

Zwirtes, D.; Pereira, E.; Zannin, P. Estudo da percepção de alunos e professores quanto ao conforto acústico em salas de aula. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 11., 2006, Florianópolis. Anais...  Florianópolis: ANTAC, 2006. p. 989 - 998.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 2

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 4
Índice h: 1  
Co-autores: 4

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 4 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: 2

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados da avaliação subjetiva do conforto acústico em salas de aula. A análise subjetiva é composta por questionários aplicados a 1080 alunos e 71 professores da região metropolitana de Curitiba. Os dados foram tratados estatisticamente. Os resultados dos questionários foram comparados às medições dos parâmetros acústicos e à avaliação físico-construtiva das salas de aula. Os resultados levam a conclusão de que o ruído é um fator que perturba as atividades em sala de aula e contribui de forma negativa no processo de ensino-aprendizagem. Constatou-se também que o principal ruído percebido não provém do entorno, mas é gerado pela própria escola.

Abstract

This paper shows the subjective evaluation of the classroom’s acoustic comfort. The subjective analysis consists of questionnaires applied to 1080 students and 71 teachers in the metropolitan area of Curitiba. The statistic analyses were used in the results of the questionnaires. The results were later compared with the measurements of the acoustic parameters and the architectural design of the classroom. The results indicate that the noise is factor that disturbs classroom activities and harms the learning process. It was also noted that the main noise heard is generated inside, not outside the school.
-