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Cambraia, Fabrício; FORMOSO, Carlos. O planejamento de custos no programa de arrendamento residencial: um estudo exploratório. V SIBRAGEC - Simpósio Brasileiro de Gestão e Economia da Construção, 29-31 de outubro.
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Citações: 59
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Resumo

A produção de habitações de baixo custo com qualidade é um desafio na gestão de empreendimentos habitacionais de interesse social. Neste contexto, o Programa de Arrendamento Residencial (PAR) demanda uma série de desafios na gestão de custos. Este estudo explora a etapa de planejamento de custos no PAR, discutindo os principais requisitos de custos, as barreiras e dificuldades, boas práticas e oportunidades de melhorias para a etapa de planejamento de custos. Foram realizadas entrevistas com técnicos da CEF e construtores, como também visitas em obras para fortalecimento das evidências. Foram identificados quatro requisitos de custos: fixação do preço do imóvel; impossibilidade de alterações no orçamento após aprovação da Caixa; características mínimas em termos de áreas e materiais; e forma de pagamento aos construtores pelo banco executor. As principais barreiras e dificuldades dizem respeito a necessidade de organização interna por parte das construtoras. As boas práticas, por sua vez, estão relacionadas ao impacto setorial do Programa e à qualidade das negociações da CEF visando à melhoria da qualidade dos empreendimentos. A principal oportunidade de melhorias identificada no estudo foi a necessidade de realizar simulações que auxiliem o processo de tomada de decisão nas etapas de concepção e projeto do empreendimento.

Abstract

The production of low cost house building with quality is a challenge in the management of low-income house building projects. In this context, the Residential Leasing Program (RLP) offers many challenges of cost management. This study explores the planning cost in RLP, specially the main requirements, difficulties, good practices and opportunities for improvements. This investigation was based on interviews with professionals of the Brazilian Public Savings Bank (BPSB), interviews with constructors and, on visits to the project sites. The main cost requirements identified were: (a) imposing price to house building; (b) definition of area and material; (c) monthly payment agreement of the constructers from the BPSB and; (d)impossibility to change the budget after accepted by BPSB. The main difficulties were needs to internal organization and management of construction companies to response in the cost requirements. The two good practices identified were the results in terms of the impact promoted on the construction sector and the negotiations of BPSB professionals in aim of quality improvements in the projects. The opportunities of cost management improvements identified are related to the need of simulating costs in order to help the decision process.
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