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Sattler, M.; Nunes, M. Ruído aeronáutico em escolas. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 11., 2006, Florianópolis. Anais...  Florianópolis: ANTAC, 2006. p. 681 - 690.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 2
Índice h: 1  
Co-autores: 8

Resumo

Proposta: Segundo a Organização Mundial da Saúde, as crianças são consideradas o grupo mais vulnerável aos efeitos do ruído e, atualmente, os prejuízos na vida escolar possuem evidências científicas comprovadas. No entanto, as atividades escolares dentro das zonas de ruído mais críticas, ao redor dos aeroportos, que não são permitidas segundo legislações nacionais e municipais, ocorrem em ambientes com características construtivas inadequadas aos níveis de exposição. Neste trabalho é realizada uma avaliação do ruído aeronáutico, nas proximidades do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, com um estudo em três escolas, localizadas dentro da zona de ruído. Este estudo pretende verificar os níveis de ruído dentro das salas de aula e bibliotecas e comparar com o incômodo manifestado por alunos e professores. Método: Medições de ruído dentro das salas de aulas e bibliotecas durante as atividades escolares, com medidor de nível de pressão sonora, tipo 1, e aplicação de questionários para verificar o grau de incômodo de alunos e professores. Resultados: o ruído emitido pela passagem dos aviões altera de modo significativo as características acústicas do local, indicando o comprometimento das atividades escolares e, principalmente, o desempenho escolar dos alunos. Existe também um grande esforço vocal de alunos e professores que, muitas vezes, alcançam níveis sonoros superiores à passagem dos aviões. Originalidade: Medições acústicas durante a atividade escolar e registro sonoro do sobrevôo das aeronaves em ambiente escolar.

Abstract

Propose: According to the World Health Organization, children are considered the most vulnerable group regarding the effects of noise. In addition, scientific evidence has proved that school life is harmed. However, school activities inside the most critical noise zones around airports, which are not allowed according to national and municipal legislation, take place in environments with constructive building features unsuitable to the exposure levels. This study presents an evaluation of the aircraft noise in the neighborhoods of the Salgado Filho International Airport, in Porto Alegre city, with a study in three schools, located inside of the noise zone. This study aims to verify the noise levels inside the classrooms and libraries and compare with the annoyance revealed for students and teachers. Method: Measurements of noise inside of the classrooms and libraries during the school activities, with sound pressure level meter type 1, and application of questionnaires to verify the degree of annoyance of students and teachers. Results: The aircraft over-fly noise modifies significantly the acoustics characteristics, indicating the problems in school activities and mainly the school performance of the students. Many times a vocal and auditory problems of pupils and professors also exists during the aircraft fly-over. Originality: Acoustics measurements during the school activity and sound register of aircraft fly-over in school environment.
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