Mais informações

Krüger, E.; Dorigo, A.; Suga, M. Avaliação do desempenho luminoso de edificações escolares conforme sua orientação solar. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 11., 2006, Florianópolis. Anais...  Florianópolis: ANTAC, 2006. p. 1 - 10.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 42
Índice h: 2  
Co-autores: 74

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 3 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 7
Índice h: 1  
Co-autores: 8

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 3 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 43
Índice h: 2  
Co-autores: 75

Resumo

Proposta: Na década de 70, adotou-se no Brasil a linha de construir escolas conforme um padrão único, independentemente da diversidade climática em que eram implantadas. A repetição de mesmas tipologias em diferentes regiões pode resultar em construções que se comportam de maneiras distintas de lugar para lugar, com grandes variações nas características internas dos ambientes. Devido a isso, essas edificações devem ser construídas e implantadas de acordo com projetos cuidadosamente elaborados, que levem em consideração todas as condicionantes e variáveis envolvidas. Método de pesquisa/ Abordagens: O objetivo deste artigo é avaliar as salas de aula do projeto padrão 023 da rede de ensino do Estado do Paraná, com relação a aspectos de orientação solar, fator que apresenta relação direta com as condições de conforto do ambiente interno e com a qualidade da atividade desenvolvida no local. Foram realizadas simulações com o uso de softwares específicos, que fornecem dados relativos à iluminação natural dos ambientes em estudo. Com base nas especificações técnicas do projeto utilizado, foi construído um modelo computacional com o programa Ecotect. Utilizando as ferramentas do programa Radiance tornou-se possível simular as condições de iluminação natural em dias e horários pré-determinados. Resultados: Os resultados permitiram conhecer o nível de iluminação das salas de aula analisadas conforme sua implantação em diferentes posições relativas ao Norte. Contribuições/ Originalidade: Uma vez que se trata de um projeto padrão e que a variação da faixa de latitudes do Paraná não é significativa, as conclusões obtidas são extensíveis a todo o Estado. A verificação das condições de iluminação natural dos ambientes fornece informações para que possam ser feitas melhorias nesse projeto específico, contribuindo para o desenvolvimento de futuros projetos e critérios de implantação para novas escolas.

Abstract

Propose: In the decade of 70, Brazil adopted the concept of building standardized schools throughout its territory, independently of the climatic diversity it entails. The repetition of same typologies in different regions can result in buildings that respond in distinct ways in each location, with great variations of indoor comfort. Therefore, such constructions should be built and implemented according to carefully elaborated projects, which consider all the involved conditions and variables. Methods: The purpose of this article is to evaluate the standard project 023, adopted by classrooms in the State of Paraná, concerning the aspect of solar orientation, which is directly related to indoor comfort conditions and to the quality of the activities developed in such places. Simulations were performed, using specific software, which provide data about daylighting in the analyzed building. Based on technical specifications of the project, a computational model was generated with the Ecotectprogram. Using the tools of the Radiance program, it was possible to simulate daylighting conditions in predetermined days and times of the year. Results: Results allowed to know lighting levels of the analyzed classrooms, according to their solar orientation. Originality/value: Considering that a standard project is being evaluated and that the variation of latitudes in Paraná is not significant, the conclusions are extensible to all this State. The verification of indoor daylight supplies information, which enable improvements in this specific project, contributing to the development of future projects and suggesting criteria for siting new schools.
-