Mais informações

Pereira, F.; Atanasio, V.; Pereira, A. Laboratório experimental para ensino de iluminação em arquitetura através de um ava. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 11., 2006, Florianópolis. Anais...  Florianópolis: ANTAC, 2006. p. 1 - 10.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 13 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 46
Índice h: 5  
Co-autores: 107

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: Nenhum trabalho cadastrado(Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: 1

Resumo

As considerações a respeito da luz influenciam todo o processo de projeto e incorporam tanto quesitos conceituais e estéticos quanto técnicos. Apesar do avanço em pesquisas e aparatos tecnológicos surgidos nas últimas décadas, nota-se que existem barreiras que dificultam a integração destes no projeto arquitetônico de modo satisfatório. Acredita-se que a principal barreira seja a falta de adequada compreensão do fenômeno da luz. Objetiva-se com este trabalho desenvolver um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) visando promover a compreensão do aluno sobre o fenômeno da iluminação, no que se refere à propagação da luz e as modificações desta geradas pelas principais variáveis arquitetônicas.

Abstract

Daylighting considerations influence the whole design process and incorporate as many conceptual and aesthetics topics as technical ones. In spite of research results and technology advances having occurred in last decades, one can notice that there are several barriers turning difficult its integration to the architecture design. One can believe that the main factor for this reason is the lack of adequate comprehension of daylighting phenomenon. This research presents the development of a Virtual Learning Environment (VLE) for promoting the student’s comprehension about the lighting phenomenon, approaching the light path and its modifications generated by the main architectural design variables.
-