Mais informações

ALVES, T.; LIMA, M.; BISIO, L. Mapeamento do fluxo de valor do projeto executivo de arquitetura em um órgão público. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DO PROJETO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 2009, São Carlos. Anais...  São Carlos: ANTAC, 2009. p. 1-13.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 15 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 22
Índice h: 2  
Co-autores: 33

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 2
Índice h: 1  
Co-autores: 8

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 4
Índice h: 2  
Co-autores: 8

Resumo

O presente trabalho propõe empregar a ferramenta de Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV) para analisar um processo administrativo de um órgão público responsável pela elaboração de projetos voltados à habitação de interesse social. O MFV representa o fluxo de informações do processo ao longo do tempo, o que possibilita o levantamento do tempo e dos demais recursos despendidos para a realização das atividades e a proposição de melhorias, a fim de racionalizar o processo. Este artigo foi desenvolvido a partir de um estudo exploratório, que consistiu na aplicação do MFV ao processo de elaboração do projeto executivo de arquitetura na Fundação de Desenvolvimento Habitacional da Prefeitura Municipal de Fortaleza – Habitafor. A metodologia para aplicação desta ferramenta baseou-se em propostas encontradas na literatura sobre o tema para o emprego do MFV em ambientes administrativos. Apresenta-se como resultados os mapas atual e futuro com possíveis sugestões de melhoria para o processo analisado. Observou-se que as melhorias propostas podem reduzir os retrabalhos e o tempo de profissionais gasto com atividades que não agregam valor. O estudo contribui com a proposição de melhorias para a racionalização do uso recursos escassos em projetos de habitações de interesse social através da implantação de soluções baseadas no Lean Thinking.

Abstract

This paper proposes to use the Value Stream Mapping (VSM) to analyze an administrative process in a government organization in charge of designing low-income housing projects. The VSM represents the information and material flows which are part of a process, it allows the analysis of the resources used to carry it out and how these could be used in a more effective way. The authors used the VSM to carry out an exploratory study at Fundação de Desenvolvimento Habitacional da Prefeitura Municipal de Fortaleza – Habitafor to investigate the architectural executive design. The research design and its main phases were based on the literature about Lean Office. The current and future state maps are presented and suggestions to improve the flow of work are discussed. The implementation of changes would lead to a reduction in rework and the time professionals spend on non-value added activities. The study aims to contribute to the use of scarce resources employed to develop low-income housing projects through the implementation of Lean solutions.
-