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FRANÇA, A. J. G. L.; ORNSTEIN, S. W. Conforto visual em salas de aula : o caso das escolas estaduais paulistas recém construídas, situadas na região metropolitana de São Paulo. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 13., 2010, Canela. Anais... Canela: ANTAC, 2010.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 7 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 9
Índice h: 2  
Co-autores: 30

Resumo

Proporcionar condições de conforto visual aos usuários-alunos está entre os principais aspectos a serem considerados para o projeto de um ambiente destinado ao ensino-aprendizado. A partir da aplicação de métodos e técnicas de Avaliação Pós-Ocupação (APO), são apresentados neste artigo resultados parciais de uma pesquisa de mestrado em andamento na FAUUSP, que avalia aspectos correlatos ao conforto visual, aferido em três edifícios escolares estaduais. Foram critérios considerados para a escolha dos estudos de caso: o atendimento aa alunos do ensino fundamental, a construção recente (século XXI) e a localização na região metropolitana de São Paulo. Por meio de análises de projetos, realização de walkthroughs, levantamentos físicos, medições de conforto ambiental, elaboração de imagens em High Dynamic Range e aplicação de instrumentos como checklists, entrevistas, roteiros de grupos focais e questionários, foram avaliados: os níveis de iluminância, a distribuição da iluminação natural e as relações de contraste e brilho das superfícies, considerando inclusive a percepção dos usuários (alunos, professores e funcionários) quanto ao ambiente construído. O diagnóstico discute aspectos recorrentes, como: dimensionamento inadequado dos elementos de proteção solar nas fachadas, distribuição insatisfatória da luz natural, inexistência de integração entre iluminação natural e artificial. Além disso, decisões envolvendo a manutenção corretiva em desacordo com o projeto apresentaram efeitos negativos nas condições de iluminação, inclusive comprometendo o uso adequado da sala de aula. A partir dos resultados obtidos, é possível elaborar um diagnóstico, de modo a embasar decisões para futuros projetos.
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